[forum-prof] Questionário para os alunos sobre professores FFA/UFRJ
Victor Lobo
loboufrj at yahoo.com.br
Tue May 12 19:42:00 BRT 2009
Data: Segunda-feira, 11 de Maio de 2009, 22:28
Queridos membros do centro acadêmico, algumas discussoes, que tem
sido feitas entre alguns membros do centro acadêmico tem levado a
algumas reflexões interessante quanto ao ensino na faculdade.
Percebe-se uma tendência quase que homogenia na sua totalidade do
tipo de aula que está sendo oferecida a nós e o tipo de formção que
estão nos dando e que gerarão reflexos negativos no futuro.
Percebeu-se uma tendêcia de aulas ministradas com auxílio, e agora eu
diria dependência de transparências e slides. Usando os mesmos moldes
de seminarios, se da aulas quase que em sua totalidade expositivas,
tendendo para a tentativa de contruir o conhecimento de maneira
linear. Fato esse que é um grande engano, ja que o mesmo deve ser
contruído de maneira circular. (Ideias essa colocada por nosso amigo
Brayan, e gerou reflexões o grupo).
O professores vem tentado colocar uma ordem na aula, aliando os
assuntos ao tempo. Exemplo: Conforme se ordena os slides, voce vai
expondo os pontos um depois do outro, e vai dando uma forma linear a
aula, não permitindo a discussão nem reflexão dos assuntos.
Quando a aula não é presa a slides, ou a forma linear, voce nao traça
um começo nem um fim ( fazendo uma analogia, uma linha tem um começo
e um fim, ja o círculo, isso nao se delimita claramente, assim os
assuntos podem ser abordados simultaneamente de forma integrada afim
de todos os coceitos daquela aula, possuirem uma coesão).
Temos alguns poucos exemplos de professores na Faculdade que se
propem a dar um tipo de aula não linear. Professores esses que
fomentam discussoes na turma, estão em constante contato com ela
durante a aula e geram reflexões sobre os assuntos tratados.
Desde que entrei na faculdade, percebi que são esses professores que
recebem a maior parte dos elogios e homenagens em formaturas.
Concluindo que assim como eu, os estudantes reconhecem o valor para o
aprendizado de um tipo de aula nesses moldes. Assim bolei um
questionario que ainda esta incompleto para passar-mos nas turmas e
avaliar-mos os professores afim de melhorar a qualidade de ensino.
O obejtivo maior do questionario é levar a congregação, e assim
embasar com dados concretos os desejos dos estudantes, em prol de um
ensino de mais qualidade na nossa faculade.
O congressão é no final do mês, e gostaria da colaboração de todos
para finalizar o questionario e para passa-los nas turmas, nas devidas aulas.
eis o questionario:
A preocupação do professor em propor uma reflexão dos conteúdos abordados foi:
Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( )
O professor faz discussões com a turma durante a aula sobre o tema:
Sempre ( ) As vezes ( ) Quase nunca ( )
O professor foge da aula expositiva ( expsição de slides) para dar
rumos livres a aula, desencadeando o despertaar de outros pontos de vista:
Sempre ( ) As vezes ( ) Quase nunca ( )
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.if.ufrj.br/pipermail/forum-prof/attachments/20090512/9b18e232/attachment.html>
More information about the Forum-Prof
mailing list