<html>
<body>
<font size=3><br>
<dl>
<dd></font>Data: Segunda-feira, 11 de Maio de 2009, 22:28<br><br>
<br><br>
<dd>Queridos membros do centro acadêmico, algumas discussoes, que tem
sido feitas entre alguns membros do centro acadêmico tem levado a algumas
reflexões interessante quanto ao ensino na faculdade.<br>
<dd>Percebe-se uma tendência quase que homogenia na sua totalidade do
tipo de aula que está sendo oferecida a nós e o tipo de formção que estão
nos dando e que gerarão reflexos negativos no futuro.<br><br>
<dd>Percebeu-se uma tendêcia de aulas ministradas com auxílio, e agora eu
diria dependência de transparências e slides. Usando os mesmos moldes de
seminarios, se da aulas quase que em sua totalidade expositivas, tendendo
para a tentativa de contruir o conhecimento de maneira linear. Fato esse
que é um grande engano, ja que o mesmo deve ser contruído de maneira
circular. (Ideias essa colocada por nosso amigo Brayan, e gerou reflexões
o grupo).<br><br>
<dd>O professores vem tentado colocar uma ordem na aula, aliando os
assuntos ao tempo. Exemplo: Conforme se ordena os slides, voce vai
expondo os pontos um depois do outro, e vai dando uma forma linear a
aula, não permitindo a discussão nem reflexão dos assuntos.<br><br>
<dd>Quando a aula não é presa a slides, ou a forma linear, voce nao traça
um começo nem um fim ( fazendo uma analogia, uma linha tem um começo e um
fim, ja o círculo, isso nao se delimita claramente, assim os assuntos
podem ser abordados simultaneamente de forma integrada afim de todos os
coceitos daquela aula, possuirem uma coesão).<br><br>
<dd>Temos alguns poucos exemplos de professores na Faculdade que se
propem a dar um tipo de aula não linear. Professores esses que fomentam
discussoes na turma, estão em constante contato com ela durante a aula e
geram reflexões sobre os assuntos tratados.<br><br>
<dd>Desde que entrei na faculdade, percebi que são esses professores que
recebem a maior parte dos elogios e homenagens em formaturas. Concluindo
que assim como eu, os estudantes reconhecem o valor para o aprendizado de
um tipo de aula nesses moldes. Assim bolei um questionario que ainda esta
incompleto para passar-mos nas turmas e avaliar-mos os professores afim
de melhorar a qualidade de ensino.<br><br>
<dd>O obejtivo maior do questionario é levar a congregação, e assim
embasar com dados concretos os desejos dos estudantes, em prol de um
ensino de mais qualidade na nossa faculade.<br>
<dd>O congressão é no final do mês, e gostaria da colaboração de todos
para finalizar o questionario e para passa-los nas turmas, nas devidas
aulas.<br><br>
<dd>eis o questionario:<br><br>
<dd>A preocupação do professor em propor uma reflexão dos conteúdos
abordados foi:<br><br>
<dd>Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( )<br><br>
<dd>O professor faz discussões com a turma durante a aula sobre o
tema:<br><br>
<dd>Sempre ( ) As vezes ( ) Quase nunca ( )<br><br>
<dd>O professor foge da aula expositiva ( expsição de slides) para dar
rumos livres a aula, desencadeando o despertaar de outros pontos de
vista:<br><br>
<dd>Sempre ( ) As vezes ( ) Quase nunca ( )<br><br>
</dl></body>
</html>