Re: [forum-prof] REPROVAÇÃO AUTOMATICA - 11/09/20 08
Luiz Felipe Coelho
coelho at if.ufrj.br
Thu Sep 11 11:42:10 BRT 2008
Essa afirmação do Cesar Maia é de uma canalhice
sem tamanho. No mundo inteiro há esquemas de
aprovação automática, quando o estudante tem
dificuldade em algumas matérias e não em outras,
só que o estudante tem aulas de reforço nessas
matérias onde apresentou dificuldades. Isso é importante pa
O Cesar Maia PROIBIU que as escolas municipais
dêem aula de reforço, ordenando que nos tempos
sem aula - usados pelas escolas para esse reforço
-façam-se outras atividades curriculares. Ao
mesmo tempo ordenou que as escolas fechem os
olhos aos estudantes analfabetos e que continuem
os aprovando até a nona série (antes parava na
quinta).O prefeito, ao não querer que os
estudantes de famílias pobres e com baixo nível
educacional sejam recuperados (isto envolveria
talvez horários extras e contratação de mais
professores) os está condenando a serem cidadãos
de segunda classe. A menção que faz ao ideário
libertador dos pioneiros da educação no
Brasil tem a mesma sinceridade que teria Hitler
elogiando o judaísmo, seria deboche puro.
At 09:53 11/9/2008, Ex-Blog do Cesar Maia (by way of wrote:
>------------------------------------------------------------------------------------------
>Ex-Blog do Cesar Maia 11/09/2008
>------------------------------------------------------------------------------------------
>
>
>REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA? EXCLUSÃO OFICIAL? ESSA NÃO! NO RIO-CAPITAL, NÃO!
>
>1. A aplicação dos mesmos critérios seletivos de
>ensino das escolas de classe média alta, as
>escolas públicas em países com alta taxa de
>desigualdade levaram educadores como Anisio
>Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro a adaptar
>no Brasil um sistema de uso em países
>desenvolvidos: a progressão continuada, que visa
>a dar flexibilidade à dinâmica das crianças que
>vivem num quadro de habitação precária, família
>desintegrada, violência no entorno, pais sem
>instrução, famílias maternas e uma alta taxa de anomia legal onde vivem.
>
>2. Dessa forma abandonaram o sistema de
>Reprovação Automática e adotaram o Sistema de
>Progressão Continuada, hoje adotado em várias
>cidades brasileiras com sucesso, como Belo
>Horizonte, por exemplo, tão elogiado.
>
>3. O Rio-Capital adotou, há oito anos, um
>sistema de 9 anos de ensino -hoje aconselhado
>pelo ministério da educação que prepara lei a
>respeito- incluindo a antiga classe de
>alfabetização como primeira série. Em 2000
>introduziu o sistema de Ciclos, com o Primeiro
>Ciclo das 3 primeiras séries. Só quando este
>primeiro ciclo foi amadurecido é que os outros
>dois ciclos foram implementados. São estes
>ciclos de 3 anos que servem de período de
>trabalho e reforço para que as crianças e
>adolescentes em situação de exclusão tenham
>chance de desenvolver o potencial de suas
>inteligências nas escolas e não nas ruas. E não
>sendo possível, aí sim permaneceriam no mesmo ciclo e não progrediriam.
>
>4. No censo de 2000 no Rio-Capital, 40% das
>crianças de 5 a 6 anos estavam fora das escolas.
>No último PNAD são 6%. Levando em conta as mães
>que só levam as crianças para a escola com 6
>anos, aquelas crianças que tem problemas de
>saúde, deficiência, outras que migraram na
>metade do ano, e casos assim, que chamaremos de
>residuais, são 3%, que devem ser zerados. Em
>números absolutos passamos de 160 mil crianças
>de 5 e 6 anos fora da escola para 9 mil,
>incluindo os casos que chamamos residuais.
>
>5. Em 1992 chegaram à oitava série -último ano
>na época- e concluíram seu primeiro grau nas
>escolas em turnos normais - 20 mil adolescentes.
>Em 2008 serão 50 mil adolescentes, ou 30 mil a
>mais em escola diurnas. Trinta mil adolescentes
>a menos que ficariam nas ruas que não são vistas
>pelas câmeras, pois estão dentro das favelas na grande maioria.
>
>6. Além disso, o supletivo de primeiro grau, que
>era uma oferta estática, foi transformado em
>PEJA -programa de educação de jovens e adultos-
>noturno, onde se procura levar os alunos que
>estão completamente fora da relação idade/série
>acoplando a programas de capacitação, inclusive
>dentro do Favela-Bairro. Claro, integrando os
>adultos que querem seu supletivo de primeiro
>grau. De 9 mil jovens e adultos, agora no PEJA,
>a Prefeitura do Rio tem 50 mil alunos, sendo que
>40% de jovens, integrados e em situação de capacitação.
>
>7. No IDEB relativo a 2007 as escolas da
>Prefeitura do Rio obtiveram entre as capitais o
>segundo e terceiro lugares em notas médias, na
>quarta e oitava séries respectivamente,
>mostrando que a introdução do método Paulo
>Freire/Darcy Ribeiro produziu um amplo efeito
>social sem qualquer perda educacional quando
>comparada com grandes capitais do sudeste e sul,
>como SP, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba...
>
>8. As afirmações de candidatos elitistas
>querendo votos e iludir os mais pobres são
>deploráveis. E mais: é triste que um voto a mais
>valha uma criança a mais nas ruas, agregando
>água ao lago da exclusão social e
>educacional. E mais triste que sirva para a
>venda de jornais ao público que mais se
>sacrifica para comprar os jornais em busca de
>informação e não de desinformação. Triste de um
>lado. Mais triste ainda de outro! Um voto a
>mais. Uma circulação a mais! Uma criança a menos! Triste aritmética!
>_______________________________________________
>forum-prof mailing list
>forum-prof at listas.if.ufrj.br
>http://webmail.if.ufrj.br/mailman/listinfo/forum-prof
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.if.ufrj.br/pipermail/forum-prof/attachments/20080911/4e40f494/attachment.html>
More information about the Forum-Prof
mailing list