Re: [forum-prof] REPROVAÇÃO AUTOMATICA - 11/09/20 08

Luiz Felipe Coelho coelho at if.ufrj.br
Thu Sep 11 11:42:10 BRT 2008


Essa afirmação do Cesar Maia é de uma canalhice 
sem tamanho. No mundo inteiro há esquemas de 
aprovação automática, quando o estudante tem 
dificuldade em algumas matérias e não em outras, 
só que o estudante tem aulas de reforço nessas 
matérias onde apresentou dificuldades. Isso é importante pa
O Cesar Maia PROIBIU que as escolas municipais 
dêem aula de reforço, ordenando que nos tempos 
sem aula - usados pelas escolas para esse reforço 
-façam-se outras atividades curriculares. Ao 
mesmo tempo ordenou que as escolas fechem os 
olhos aos estudantes analfabetos e que continuem 
os aprovando até a nona série (antes parava na 
quinta).O prefeito, ao não querer que os 
estudantes de famílias pobres e com baixo nível 
educacional sejam recuperados (isto envolveria 
talvez horários extras e contratação de mais 
professores) os está condenando a serem cidadãos 
de segunda classe. A menção que faz ao ideário 
libertador dos pioneiros da educação no 
Brasil  tem a mesma sinceridade que teria Hitler 
elogiando o judaísmo, seria deboche puro.


At 09:53 11/9/2008, Ex-Blog do Cesar Maia  (by way of wrote:
>------------------------------------------------------------------------------------------
>Ex-Blog do Cesar Maia  11/09/2008
>------------------------------------------------------------------------------------------
>
>
>REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA?  EXCLUSÃO OFICIAL? ESSA NÃO! NO RIO-CAPITAL, NÃO!
>
>1. A aplicação dos mesmos critérios seletivos de 
>ensino das escolas de classe média alta, as 
>escolas públicas em países com alta taxa de 
>desigualdade levaram educadores como Anisio 
>Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro a adaptar 
>no Brasil um sistema de uso em países 
>desenvolvidos: a progressão continuada, que visa 
>a dar flexibilidade à dinâmica das crianças que 
>vivem num quadro de habitação precária, família 
>desintegrada, violência no entorno, pais sem 
>instrução, famílias maternas e uma alta taxa de anomia legal onde vivem.
>
>2. Dessa forma abandonaram o sistema de 
>Reprovação Automática e adotaram o Sistema de 
>Progressão Continuada, hoje adotado em várias 
>cidades brasileiras com sucesso, como Belo 
>Horizonte, por exemplo, tão elogiado.
>
>3. O Rio-Capital adotou, há oito anos, um 
>sistema de 9 anos de ensino -hoje aconselhado 
>pelo ministério da educação que prepara lei a 
>respeito- incluindo a antiga classe de 
>alfabetização como primeira série. Em 2000 
>introduziu o sistema de Ciclos, com o Primeiro 
>Ciclo das 3 primeiras séries. Só quando este 
>primeiro ciclo foi amadurecido é que os outros 
>dois ciclos foram implementados. São estes 
>ciclos de 3 anos que servem de período de 
>trabalho e reforço para que as crianças e 
>adolescentes em situação de exclusão tenham 
>chance de desenvolver o potencial de suas 
>inteligências nas escolas e não nas ruas. E não 
>sendo possível, aí sim permaneceriam no mesmo ciclo e não progrediriam.
>
>4. No censo de 2000 no Rio-Capital,  40% das 
>crianças de 5 a 6 anos estavam fora das escolas. 
>No último PNAD são 6%. Levando em conta as mães 
>que só levam as crianças para a escola com 6 
>anos, aquelas crianças que tem problemas de 
>saúde, deficiência, outras que migraram na 
>metade do ano, e casos assim, que chamaremos de 
>residuais, são 3%, que devem ser zerados. Em 
>números absolutos passamos de 160 mil crianças 
>de 5 e 6 anos fora da escola para 9 mil, 
>incluindo os casos que chamamos residuais.
>
>5. Em 1992 chegaram à oitava série -último ano 
>na época- e concluíram seu primeiro grau nas 
>escolas em turnos normais - 20 mil adolescentes. 
>Em 2008 serão 50 mil adolescentes, ou 30 mil a 
>mais em escola diurnas. Trinta mil adolescentes 
>a menos que ficariam nas ruas que não são vistas 
>pelas câmeras, pois estão dentro das favelas na grande maioria.
>
>6. Além disso, o supletivo de primeiro grau, que 
>era uma oferta estática, foi transformado em 
>PEJA -programa de educação de jovens e adultos- 
>noturno, onde se procura levar os alunos que 
>estão completamente fora da relação idade/série 
>acoplando a programas de capacitação, inclusive 
>dentro do Favela-Bairro. Claro, integrando os 
>adultos que querem seu supletivo de primeiro 
>grau. De 9 mil jovens e adultos, agora no PEJA, 
>a Prefeitura do Rio tem 50 mil alunos, sendo que 
>40% de jovens, integrados e em situação de capacitação.
>
>7. No IDEB relativo a 2007 as escolas da 
>Prefeitura do Rio obtiveram entre as capitais o 
>segundo e terceiro lugares em notas médias, na 
>quarta e oitava séries respectivamente, 
>mostrando que a introdução do método Paulo 
>Freire/Darcy Ribeiro produziu um amplo efeito 
>social sem qualquer perda educacional quando 
>comparada com grandes capitais do sudeste e sul, 
>como SP, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba...
>
>8. As afirmações de candidatos elitistas 
>querendo votos e iludir os mais pobres são 
>deploráveis. E mais: é triste que um voto a mais 
>valha uma criança a mais nas ruas, agregando 
>água ao lago da exclusão social e 
>educacional.  E mais triste que sirva para a 
>venda de jornais ao público que mais se 
>sacrifica para comprar os jornais em busca de 
>informação e não de desinformação. Triste de um 
>lado. Mais triste ainda de outro! Um voto a 
>mais. Uma circulação a mais! Uma criança a menos! Triste aritmética!
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