[forum-prof] REPROVAÇÃO AUTOMATICA - 11/09/2008
Ex-Blog do Cesar Maia
blogdocesarmaia at gmail.com
Thu Sep 11 09:53:19 BRT 2008
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Ex-Blog do Cesar Maia 11/09/2008
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REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA? EXCLUSÃO OFICIAL? ESSA NÃO! NO RIO-CAPITAL, NÃO!
1. A aplicação dos mesmos critérios seletivos de
ensino das escolas de classe média alta, as
escolas públicas em países com alta taxa de
desigualdade levaram educadores como Anisio
Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro a adaptar
no Brasil um sistema de uso em países
desenvolvidos: a progressão continuada, que visa
a dar flexibilidade à dinâmica das crianças que
vivem num quadro de habitação precária, família
desintegrada, violência no entorno, pais sem
instrução, famílias maternas e uma alta taxa de anomia legal onde vivem.
2. Dessa forma abandonaram o sistema de
Reprovação Automática e adotaram o Sistema de
Progressão Continuada, hoje adotado em várias
cidades brasileiras com sucesso, como Belo
Horizonte, por exemplo, tão elogiado.
3. O Rio-Capital adotou, há oito anos, um sistema
de 9 anos de ensino -hoje aconselhado pelo
ministério da educação que prepara lei a
respeito- incluindo a antiga classe de
alfabetização como primeira série. Em 2000
introduziu o sistema de Ciclos, com o Primeiro
Ciclo das 3 primeiras séries. Só quando este
primeiro ciclo foi amadurecido é que os outros
dois ciclos foram implementados. São estes ciclos
de 3 anos que servem de período de trabalho e
reforço para que as crianças e adolescentes em
situação de exclusão tenham chance de desenvolver
o potencial de suas inteligências nas escolas e
não nas ruas. E não sendo possível, aí sim
permaneceriam no mesmo ciclo e não progrediriam.
4. No censo de 2000 no Rio-Capital, 40% das
crianças de 5 a 6 anos estavam fora das escolas.
No último PNAD são 6%. Levando em conta as mães
que só levam as crianças para a escola com 6
anos, aquelas crianças que tem problemas de
saúde, deficiência, outras que migraram na metade
do ano, e casos assim, que chamaremos de
residuais, são 3%, que devem ser zerados. Em
números absolutos passamos de 160 mil crianças de
5 e 6 anos fora da escola para 9 mil, incluindo
os casos que chamamos residuais.
5. Em 1992 chegaram à oitava série -último ano na
época- e concluíram seu primeiro grau nas escolas
em turnos normais - 20 mil adolescentes. Em 2008
serão 50 mil adolescentes, ou 30 mil a mais em
escola diurnas. Trinta mil adolescentes a menos
que ficariam nas ruas que não são vistas pelas
câmeras, pois estão dentro das favelas na grande maioria.
6. Além disso, o supletivo de primeiro grau, que
era uma oferta estática, foi transformado em PEJA
-programa de educação de jovens e adultos-
noturno, onde se procura levar os alunos que
estão completamente fora da relação idade/série
acoplando a programas de capacitação, inclusive
dentro do Favela-Bairro. Claro, integrando os
adultos que querem seu supletivo de primeiro
grau. De 9 mil jovens e adultos, agora no PEJA, a
Prefeitura do Rio tem 50 mil alunos, sendo que
40% de jovens, integrados e em situação de capacitação.
7. No IDEB relativo a 2007 as escolas da
Prefeitura do Rio obtiveram entre as capitais o
segundo e terceiro lugares em notas médias, na
quarta e oitava séries respectivamente, mostrando
que a introdução do método Paulo Freire/Darcy
Ribeiro produziu um amplo efeito social sem
qualquer perda educacional quando comparada com
grandes capitais do sudeste e sul, como SP, Belo
Horizonte, Porto Alegre, Curitiba...
8. As afirmações de candidatos elitistas querendo
votos e iludir os mais pobres são deploráveis. E
mais: é triste que um voto a mais valha uma
criança a mais nas ruas, agregando água ao lago
da exclusão social e educacional. E mais triste
que sirva para a venda de jornais ao público que
mais se sacrifica para comprar os jornais em
busca de informação e não de desinformação.
Triste de um lado. Mais triste ainda de outro! Um
voto a mais. Uma circulação a mais! Uma criança a menos! Triste aritmética!
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