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lilia at ov.ufrj.br
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Mon Jan 24 19:14:47 BRST 2005
> Citando lilia at ov.ufrj.br:
> > mandarei por partes (creio que 4 partes) ....
Lilia
>
> ++++++++++++++++++++++++++++++++=
> ...
4 Cronograma e Orçamento
Cronograma
Projeto de Auto-Avaliação Institucional -Até 31 de março de 2005
Recuperação de informações existentes Até 30 de junho de 2005
Preparação dos instrumentos de coleta de dados Até 31 de maio de 2005
Coleta de informações pertinentes (atividade permanente)Até 31 de outubro de 2005
Consolidação das informações e análise das mesmas Até 30 de novembro de 2005
Seminários temáticos permanentes Até 31 de dezembro de 2005
Apresentação do relatório Até 31 de julho de 2006
Avaliação externa Após 31 de julho de 2006
Orçamento
O orçamento será definido entre a Universidade e o MEC, devendo,
obrigatoriamente, incluir a estrutura física e de pessoal necessária para o
funcionamento da Comissão, bem como recursos para a preparação dos instrumentos
de avaliação.
CONCLUSÕES
A análise dos dados emergentes das categorias acima delineadas no âmbito dos
relatórios produzidos levará à necessidade de um balanço com relação a cada uma
das dimensões trabalhadas dentro das duas categorias eleitas Identidade
institucional projetada e Realidade institucional, em termos das aproximações,
pontos positivos, pontos de conflito, problemas a serem vencidos e ações
necessárias, tendo-se em vista um horizonte de aproximação da realidade à
identidade institucional projetada, a curto, médio e longo prazo.
A avaliação assim realizada não se esgota nesse momento, mas subsidia ações
estratégicas futuras, que deverão continuamente ser avaliadas, em um processo
constante de análise sobre o que se pretende e o que se realiza, no âmbito da
UFRJ. A avaliação assim concebida é um projeto contínuo, formativo, porém que
não se esquiva a fornecer juízo de valor sobre ações e projeções, à luz do
projeto de identidade construído por seus atores.
ANEXO 1: Alguns Indicadores Sugeridos a partir das Questões Avaliativas
(Objetivos-Fim e Objetivos-Meio)
INDICADORES DE IDENTIDADE INSTITUCIONAL OBJETIVOS-FIM REFERENTES AO PERFIL DO
CORPO DOCENTE
1. Produção Acadêmica/Pesquisa/Atividades Profissionais
Ø Titulação?
Ø Pesquisa registrada no SIGMA/UFRJ?
Ø Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq/Currículo Lattes?
Ø Pesquisa apoiada por órgão de fomento?
Ø Número de artigos/capítulos de livros/apresentação em eventos/congressos
(trabalhos completos e resumidos)
Ø Número de publicações no Qualis
Ø Número de Orientações (Graduação, Mestrado, Doutorado, Especialização,
Iniciação Científica) capacidade de formar pesquisadores
Ø Participação em Bancas
Ø Número de Publicações dos Orientadores/Discentes.
2. Atividades de Ensino:
Ø Número de Horas/Aula por docente por semestre
Ø Número de Alunos/turma/docente/média
Ø Qualidade das aulas por docente: pontualidade, freqüência e assiduidade;
organização das aulas; clareza das exposições; disponibilidade para diálogo e
esclarecimento de dúvidas; relação professor-aluno; atualidade das informações e
bibliografia; clareza da linguagem; pertinência do conteúdo ministrado;
articulação do conteúdo com o perfil do curso e com as outras disciplinas;
coerência das exposições; tipo de avaliação proposta; aprovações/reprovações
médias por semestre/por professor
Ø Avaliação de docentes e de cursos por discentes relativamente aos períodos
anteriores (2002-2004)
Ø Existência de mecanismos (acadêmicos e administrativos) facilitadores da
integração das ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.
INDICADORES DE IDENTIDADE INSTITUCIONAL - OBJETIVOS-FIM REFERENTES AO PERFIL DO
CORPO DISCENTE
Ø Perfil dos alunos
Ø Avaliação: Evasão e Retenção
Ø Satisfação com docentes, técnicos, colegas, clima institucional
Ø Apoio institucional
Ø Engajamento em atividades de pesquisa (número de participantes em Jornadas,
número de bolsistas PIBIC, número de atuantes em pesquisas com docentes etc)
Ø Desempenho médio nas avaliações das disciplinas. Quais apresentam maiores
dificuldades ? Como melhorar?
Ø Grau de compromisso com o curso
Ø Perfil sócio-econômico, étnico e de gênero
Ø Nº de Bolsas: De Apoio? Auxílio? Auxílio Manutenção? De Pesquisa? De Extensão?
Demandas existentes?
Ø Notas em Exames Nacionais de Curso
Ø Fluxo (pós-graduação, graduação)
Ø Grau de integração e flexibilidade do currículo.
Ø Inserção em atividades de pesquisa e extensão.
Ø Perfil do profissional que se forma.
Ø Grau de inserção no mercado de trabalho dos formandos.
Ø Resultados em avaliações e concursos públicos dos formandos.
INDICADORES DE IDENTIDADE INSTITUCIONAL - OBJETIVOS-FIM REFERENTES AO PERFIL DO
CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
Ø Formação
Ø Compromisso com a Unidade em que está lotado e com a instituição como um todo
Ø Propostas existentes de atualização, aperfeiçoamento e formação permanente
(capacitação e avaliação de desempenho, integrada à avaliação institucional e
qualificação formal)
Ø Pontualidade, assiduidade, freqüência
Ø Diálogo com administradores, alunos e docentes
Ø Performance (processos, resolução de rotinas e de problemas que porventura
surjam, agilidade, flexibilidade, participação em atividades de planejamento,
execução e avaliação das ações de extensão e pesquisa)
INDICADORES DE IDENTIDADE INSTITUCIONAL - OBJETIVOS-FIM REFERENTES A ATIVIDADES
DE EXTENSÃO
Ø Caracterização da extensão no estatuto, nos regimentos e no plano da
Pró-Reitoria de Extensão.
Ø Existência de órgãos colegiados definidores da política de extensão.
Ø Existência de programa de bolsas de extensão.
Ø Existência de programas e projetos de extensão articulados ao ensino e a pesquisa.
Ø Existência de sistema de acompanhamento e avaliação.
Ø Existência de orçamento destinado às atividades de extensão.
Ø Existência de connvênios firmados para as atividades de extensão.
Ø Existência de estrutura administrativa adequada às demandas da extensão:
instalações, espaço físico, recursos humanos, equipamentos e transporte.
Ø Nº de ações de extensão, segundo o tipo: programas, projetos, cursos,
prestação de serviços, eventos.
Ø Docentes, técnicos-administrativos e estudantes (bolsistas, curriculares e não
bolsistas) envolvidos com as atividades de extensão.
Ø Tipos e formas de parcerias existentes (interinstitucionais, com órgãos
públicos e com movimentos sociais organizados).
Ø Clientela diretamente atendida pelas ações de extensão universitária.
Ø Formas de participação da comunidade externa na concepção, desenvolvimento e
avaliação das ações de extensão.
Ø Estabelecimento de novas linhas de pesquisa, reorganização curricular, novos
cursos, novas instâncias de formação decorrentes das atividades de extensão.
Ø Atividades de Propriedade Intelectual e Transferência de conhecimento e
tecnologia.
Ø Quantificação da produção intelectual decorrente das ações de extensão (nº de
artigos, livros, comunicações em eventos, vídeos, CDs, cartilhas, manuais,
relatórios de novas tecnologias, relatórios de metodologias construídas, etc).
Ø
INDICADORES DE OBJETIVOS-MEIO REFERENTES À ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL
Ø Clima institucional, processos decisórios
Ø Comunicação, participação do corpo docente, democratização das decisões,
confiança; agilidade dos departamentos
Ø Grau de compromisso e engajamento dos atores institucionais em um projeto de
crescimento
Ø Planejamento estratégico e medidas para concretizá-lo;
Ø Freqüência e clima de congregações, corpos deliberativos, conselhos departamentais
Ø Articulação com os conselhos superiores da UFRJ e com os centros
Ø Controle de evasão e repetência, medidas para minimizar evasão, repetência e
vagas ociosas
Ø Grau de satisfação de docentes, discentes e técnicos-administrativos
Ø Grau de integração e flexibilidade do currículo
Ø Perfil do profissional que se forma
Ø Grau de inserção no mercado de trabalho dos formandos
Ø Resultados em avaliações e concursos públicos dos formandos
Ø Visibilidade da unidade
INDICADORES DE OBJETIVOS-MEIO REFERENTES A INSTALAÇÕES ATUAIS
Ø Salas de Reuniões para Professores
Ø Salas individuais para desenvolvimento de trabalhos de professores
Ø Facilidades computacionais para docentes
Ø Facilidades computacionais para discentes
Ø Facilidades computacionais para técnico-administrativos
Ø Redes de Informática
Ø Bibliotecas, Áreas de Lazer e Cultura
Ø Lay-out das salas de aula
Ø Relação espaços de salas de aulas e número de estudantes nas turmas
Ø Instalações para os Departamentos
Ø Instalações para a Administração Acadêmica
Ø Atividades de grupos com interesses especiais (religiosos, culturais,
agremiações etc)
ANEXO II Glossário de Siglas
CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CEG Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ
CEPG Conselho de Ensino para Graduados da UFRJ
COAA Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico
CONSUNI Conselho Universitário da UFRJ
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
CPA Comissão Própria de Avaliação
CSCE Conselho Superior de Coordenação Executiva da UFRJ
DAE Divisão de Assistência ao Estudante da UFRJ
DRE Divisão de Registro de Estudante da UFRJ
LATTES - Sistemas Integrado de informações gerenciais do CNPq (Sistema
Eletrônico de Currículos, Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Diretório
de Instituições
PDI Plano de Desenvolvimento Institucional
PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica
SIGA - Sistema Integrado para Gestão Acadêmica da UFRJ
SIGMA - ambiente virtual e interativo de representação das atividades de ensino,
de pesquisa e de extensão realizadas na UFRJ. É concebido também como
instrumento de apoio à decisão e ao planejamento estratégico, de acompanhamento
e avaliação e de divulgação das atividades realizadas e desenvolvidas na UFRJ.
SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
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