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lilia at ov.ufrj.br lilia at ov.ufrj.br
Mon Jan 24 19:13:51 BRST 2005


Citando lilia at ov.ufrj.br:
> mandarei por partes (creio que 4 partes) ....
(evidentemente q os dois graficos do doc nao podem ser reproduzidos com esse
tipo de envio)   ...        Lilia 

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...
2. Objetivos e Questões Avaliativas Iniciais

A partir do exposto, a Comissão elegeu objetivos e questões avaliativas
iniciais, a serem considerados em termos das duas categorias anteriormente
explicitadas: identidade institucional projetada e realidade institucional. Dois
grandes grupos de objetivos foram propostos: objetivos-fim, que expressam as
finalidades da UFRJ, e objetivos-meio, que subsidiam o alcance dos objetivos
anteriormente citados.

2.1 Objetivos-Fim: 

· Caracterização dos eixos balizadores da identidade institucional projetada e
diagnóstico da realidade institucional existente, delineando a articulação
ensino, pesquisa e extensão
· Caracterização de perfil projetado e existente do corpo social da UFRJ, como
parte da identidade institucional projetada e diagnóstico da realidade
institucional existente

2.2 Objetivos-Meio: 

· Caracterização da estrutura de organização, administração e gestão da UFRJ e
das Unidades, verificando o grau de organicidade e compatibilidade no interior
da mesma, bem como os processos de representação nelas constantes para as
tomadas de decisão e para a consecução dos objetivos-fim
· Caracterização das condições de infra-estrutura e das ações de
responsabilidade social, tendo em vista a concretização da articulação
ensino-pesquisa-extensão

A partir do primeiro grupo – objetivos-fim e tendo em vista as categorias
identidade institucional projetada e realidade institucional, as seguintes
questões avaliativas são propostas, levando em conta a articulação ensino,
pesquisa e extensão expressa nos pressupostos do presente projeto e ilustrada no
gráfico anterior referente a estes objetivos: 

· Qual é o lugar que a UFRJ ocupa e que pretende ocupar nos campos educacional,
científico, cultural e tecnológico, nos planos municipal, estadual, regional,
nacional e internacional ?
· Qual é o balanço (desejado, projetado e existente) entre as funções de ensino,
pesquisa e extensão ?
· Que perfil de docente a UFRJ privilegia e pretende privilegiar em suas
contratações? (titulação, regime de trabalho, dedicação/horas; formação,
produção acadêmica, outros)
· Que perfil de técnico-administrativo a UFRJ privilegia e pretende privilegiar
em suas contratações (formação, titulação, regime de trabalho, Curriculum Vitae,
outros) e como se posiciona com relação ao plano de carreira da categoria?
· Que perfil de discente de graduação/pós-graduação/extensão a UFRJ privilegia e
pretende privilegiar em seus concursos de acesso? (classe social, etnia, 
conhecimento, ênfase em competências, habilidades e conteúdos, outros)
· Que ações a UFRJ tem feito e pretende fazer para garantir os perfis acima
indicados?
· Que políticas e ações a UFRJ tem feito e pretende fazer para a capacitação e
aprimoramento do perfil docente, técnico-administrativo e discente que já atuam
na UFRJ, tendo em vista as respostas às questões anteriores?
· Que tipo de currículos ou projetos pedagógicos/organização didático-pedagógica
são privilegiados e pretendem ser privilegiados pela Graduação, Pós-Graduação e
Extensão? (distribuição de disciplinas obrigatórias, eletivas etc –
flexibilidade curricular)?
· Como a UFRJ concebe a articulação ensino-pesquisa-extensão e que ações têm
sido desenvolvidas nesse sentido? (tipos de aula, tipos de trabalho,
disciplinas, pesquisa, projeto, monografia de final de curso, momentos de
seminários de pesquisa, participação em grupos de pesquisa e de extensão)
· Como a UFRJ trabalha e pretende trabalhar as questões relativas a estágios
profissionais, curriculares e de campo?
· Como se dá (ou deveria se dar) a formação de professores para o ensino básico
no âmbito da UFRJ?
· Que visões e estratégias permeiam (ou deveriam permear) a relação entre
conteúdos específicos/disciplinares e a formação pedagógica na formação de
professores?
· Existem (ou deveriam existir) estratégias de formação continuada de
professores? Quais?
· Como a UFRJ define produção acadêmica no que se refere a docentes (de
graduação e pós-graduação), discentes (graduação e pós-graduação) e
técnico-administrativos?
· Como a UFRJ pretende ser (e como atualmente é) caracterizada em termos de
produção acadêmica de seu corpo docente, discente e técnico-administrativo? 

A partir do segundo grupo – objetivos-meio e tendo em vista ambas as categorias
identidade institucional projetada e realidade institucional, as seguintes
questões avaliativas são propostas, levando em consideração os pressupostos do
presente projeto e os itens constantes do gráfico que ilustra esses objetivos,
acima delineados: 

- Administração (entendida como dimensão referente às estruturas colegiada e
executiva, para a execução de atos e decisões para o alcance dos objetivos-fim)

· Como se apresenta a estrutura dos órgãos colegiados na UFRJ e nas Unidades, em
termos de sua composição, regularidade de reuniões e eficácia de suas deliberações?
· Há algum órgão colegiado que deveria ser acrescido ou suprimido, tanto na UFRJ
como nas Unidades?
· Como funcionam os mecanismos de representação nos órgãos colegiados?
· Como se apresenta a estrutura dos órgãos executivos na UFRJ e nas Unidades?
· Há algum órgão executivo que deveria ser acrescido ou suprimido, tanto na UFRJ
como nas Unidades?
· Qual a relação estabelecida entre os órgãos colegiados da UFRJ e das Unidades
e os órgãos executivos?

- Gestão (entendida como dimensão política para o alcance dos objetivos-fim)

Aspecto de Gestão: Financiamento

· Qual é a situação (desejada, projetada e existente) do financiamento da UFRJ?
(Orçamento da União, agências de fomento, geração de recursos próprios, etc).
· Qual o papel desejado e o atual das diferentes Fundações de Apoio  da UFRJ?
· Qual o montante do apoio prestado pelas Fundações à Universidade? 
· Que mecanismos de controle e acompanhamento existem na relação da UFRJ com as
Fundações?

Aspecto de Gestão: Território

· Como os atores institucionais percebem a dispersão das Unidades pelo centro
urbano?
· Que razões são levantadas a favor ou contra a reunião de todas as Unidades em
um ou mais de um campus?
· Em que medida esta questão encontra-se consolidada em projetos, planos
diretores, projetos de curta, média e longa duração, abrangendo todas as unidades?
· Que problemas e soluções de integração entre os campi e entre as Unidades
isoladas são detectados?

Aspecto de Gestão: Evasão, Permanência, Perfil do Egresso 

· Que ações a UFRJ planeja e realiza para controle e registro do fluxo de
estudantes?
· Que ações a UFRJ planeja e realiza para detectar e minimizar retenção e evasão
de estudantes?
· Como funcionam (e deveriam funcionar) as COAAs  nas Unidades?
· A UFRJ acompanha ou planeja acompanhar a inserção de seus egressos no mercado
de trabalho e outros destinos? 

Aspecto de Gestão: Estrutura

· Como a UFRJ concebe a integração entre seus níveis organizacionais (Reitoria,
Vice-Reitoria, Pró-Reitorias, Decanias, Direções de Unidades, Corpo Social da
UFRJ)? 
· Que ações a UFRJ planeja para um incremento contínuo dessa integração?
· Como deveria se caracterizar e como se caracteriza a estrutura organizativa da
UFRJ? Como ocorre a integração entre os diversos níveis dessa estrutura?
· Em que medida tal estrutura é facilitadora dos objetivos da UFRJ?
Aspecto de Gestão: Responsabilidade Social e Meios de Comunicação
· Como a UFRJ concebe seu preparo para o atendimento ao público?
· Como a UFRJ concebe sua gestão acadêmica em termos de normas e rotinas de
funcionamento e de avaliação? 
· Como a UFRJ concebe sua articulação com outras instituições, bem como com
órgãos externos?
· Que projetos a UFRJ pretende incrementar para favorecer as articulações da
questão anterior?
· Como a UFRJ planeja dar visibilidade às suas ações interna e externamente à
universidade?
- Infra-Estrutura e Recursos Materiais e Humanos 
· Que condições a UFRJ julga importante oferecer (e quais efetivamente oferece)
para seu corpo docente, para a realização de atividades de ensino, pesquisa e
extensão?
· Que condições a UFRJ julga importante oferecer (e quais efetivamente oferece)
para seu corpo discente, para a realização de atividades de ensino, pesquisa e
extensão?
· Que condições a UFRJ julga importante oferecer (e quais efetivamente oferece)
para seu corpo técnico-administrativo, para a realização de suas rotinas de gestão? 
· Que impacto têm as condições estruturais no processo avaliativo? 

3 - Metodologia, Fontes e Instrumentos Avaliativos

Para a coleta de dados que permitam responder às questões acima, instrumentos e
estratégias na forma de questionários, entrevistas, grupos focais e outros serão
utilizados. Da mesma forma, buscar-se-ão dados secundários, a partir de bases de
dados tais como SIGMA, SIGA, LATTES/CAPES, Censo Universitário e outros, assim
como a partir de PDIs, projetos político-pedagógicos e outros, da Universidade e
de suas Unidades. Seminários de sensibilização e de discussão também fazem parte
da metodologia de avaliação, a serem realizados a nível dos Colegiados
Superiores, dos Conselhos de Centro e das Congregações. Da mesma forma,
congressos internos e palestras, de que participarão docentes, discentes e
técnico-administrativos, juntamente com eventos por Centro da Universidade, nos
Colegiados Superiores da Universidade, relativos à Administração Geral, e em
cada uma das Unidades dos Centros, também deverão ocorrer. Também será
interessante a realização de eventos envolvendo as categorias específicas. Todas
estas atividades levantarão características e problemas gerais da Universidade,
contribuindo para o aprimoramento do pré-projeto e fornecendo os dados para a
avaliação propriamente dita. Outros temas a emergirem dos congressos e eventos a
serem planejados para os centros e Unidades enriquecerão a proposta. 

Para a efetivação de uma perspectiva democrática e global da avaliação, deverão
ser constituídas Comissões Locais de Avaliação, a partir das Unidades e dos
Centros, com representação de docentes, discentes e técnico-administrativos, que
desenvolverão instrumentos de coleta de dados, a partir das questões avaliativas
aqui propostas e de outras que atendam às especificidades das Unidades e
Centros. Deste modo, busca-se trabalhar a tensão unidade e diversidade,
explicitada na introdução do presente projeto.  O conjunto dos dados será
consolidado pelas comissões locais na forma de relatórios parciais, a serem
encaminhados à Comissão Própria de Avaliação, que consolidará tais relatórios em
um documento global da UFRJ. 

Algumas das fontes de dados e estratégias de coleta de dados são listados  abaixo: 

· Questionários para a Administração Central: Reitoria, Vice-Reitoria,
Pró-Reitorias, Decanias (CSCE) e Unidades, com vistas à identidade projetada e a
dados subjetivos sobre a realidade, incluindo dados qualitativos, na forma de
discursos e projeções.
· Dados quantitativos sobre perfil docente, discente e técnico-administrativo,
bem como sobre outros aspectos acima elencados que tenham informações
disponibilizadas, a serem fornecidos pela Reitoria e Pró-Reitorias, em tabelas
com resumos conclusivos (SIGA, SIGMA, DAE etc).
· PDI da UFRJ e PDI das Unidades 
· Propostas de Campanha da Reitoria
· Jornais e meios de comunicação da UFRJ com as ações da Reitoria,
Pró-Reitorias, Decanias e Unidades
· Seminários de Sensibilização e de Coleta de Dados
· Dados da UFRJ em projetos político-pedagógicos e propostas curriculares,
grades curriculares, bem como a partir de entrevistas/grupos focais com
estudantes, docentes, técnico-administrativos, membros da administração. 
· Estatuto e Regimento da UFRJ, Regimento dos Órgãos Colegiados, Decanias e
Unidades, entrevista/grupos focais/seminários com os atores envolvidos.
· Documentos dos Colegiados sobre as Fundações, documentos outros referentes à
relação entre fundações e a UFRJ, entrevistas no âmbito da Reitoria,
Vice-Reitoria, Pró-Reitorias e Decanias.
· Regimentos das Unidades, levantamento de atividades de formação continuada
para o ensino básico e para o ensino superior na própria UFRJ; entrevistas e
questionários com os atores envolvidos.
· Publicações, grupos de pesquisa, avaliação da CAPES, bolsas de produtividade,
cursos, articulação com a sociedade, parecerias nacionais e internacionais

À guisa de sugestão, o Anexo 1 contém indicadores a partir das questões
avaliativas anteriores, para subsidiar a construção dos instrumentos de coleta
de dados. 

4 – Cronograma e Orçamento
...





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