[forum-prof] Re; Estacionamento CT - O Tormento

Vera Maria Martins Salim vera at peq.coppe.ufrj.br
Thu May 5 00:26:48 BRT 2011


Caro Sanglardt; 
Amigo e companheiro de tantas lutas aqui na UFRJ.
 Desde o inicio desta privatização oficial  do estacionamento do CT, inúmeras
irregularidades  foram apontadas. 
 e desde lá   tenho me perguntado como é possivel aceitar passivamente algo
que ja beira a humilhação , pessoal e profissional e conviver com o silencio
de tantos que aqui trabalham e estudam. 
 Não esquecer, nunca, a forma desumana  como foram tratados os ex-guardadores
que estiveram conosco por tantos e tantos anos.
 Alguns escaparam da rua da amargura por soluções individuais, e não coletivas
, como deveria ser , se realmente estivessemos embuidos 
de sermos uma  instituição exemplo de ética e responsabilidade social.
 Não esquecer que ainda somos uma instituição de ensino ...  Superior e
trabalhamos com a educação de grande parcela da juventude brasileira!!!
Talvez frente a este avassalador caos, autoritarismo e somatória de
irregularidades  pudessemos , mais uma vez,trabalhar de forma conjunta e 
tentar questionar e ... quem sabe  reverter este desconfortante (?) processo.
Que tal  reunir,todos que queriam buscar uma nova solução para este caos,  e
realizar uma reunião aqui no bloco G na sexta as 12 horas? 
Saudações 
 Um abç 
Vera Salim

 
  Wed, 04 May 2011 19:41:52 -0300, Jose Henrique Erthal Sanglard wrote
> Prezados(as)
> 
>     Nunca concordei com a cobrança do estacionamento do CT, por 
> princípio, e, particularmente, como ele foi e ainda está sendo 
> implantado na nova gestão. A cada dia, como outros colegas já 
> apontaram, surgem novos problemas, confusões e informações 
> desencontradas.
> 
>     Mas, apesar disso, estive ontem no contêiner da Auto Park, nos 
> fundos do Bloco H, junto com o professor Protásio Martins aqui do 
> DENO/PENO, após o almoço no Burguesão/AAA-CT, para me 
> cadastrar como mensalista (orientado pelo funcionário que havia me 
> atendido na entrada pela manhã), já que com a colocação de cancelas 
> você está impedido de entrar livremente e obrigado a pagar mais para 
> trabalhar no CT. Pelo menos, isso diminuiria o prejuizo.
> 
>     Para minha surpresa, o gerente(?)ou dono(?) da empresa, após dar 
> muitas voltas, disse que não estava mais aceitando mensalistas (já 
> tinha atingido o limite de 600, chegou até a mostrar cartões com 
> códigos de barras que seriam distribuidos em breve) com a desculpa 
> esfarrapada de que acima deste número poderia haver confusão e 
> demora na entrada, porque os usuários teriam dificuldades de operar 
> sozinhos os leitores óticos com os cartões, ou algo parecido. E que 
> eles queriam avaliar o funcionamento antes de abrir mais "vagas" 
> para mensalistas.
> 
>     Não quis insistir, mas depois, pensando melhor, concluí que a 
> explicação não era, obviamente, consistente, pois os 
> cartões/bilhetes automáticos são exatamente para agilizar a entrada 
> e a saida e reduzir custos, como em qq centro comercial hoje em dia. 
> E os não mensalistas, estes sim, é que precisam de funcionários para 
> anotar placa, hora, etc, o que causa filas e demoras nos horários de 
> pico. Mas a verdadeira razão está agora clara - ele não quer é 
> comprometer mais ou abrir mão de sua polpuda receita!
> 
>     Desde o início, o novo esquema de cobrança e administração do 
> estacionamento do CT se mostrou complicada e, cada vez mais, se 
> mostra absurda e inadequada. Até o candidato a Reitor vitorioso na 
> pesquisa de opinião, o colega Carlos Levi, reconheceu isso e disse,
>  no debate(?) no CT, que iria rever a cobrança, mantendo apenas o 
> controle de entrada e saída. A conferir ...
> 
>     Mas, se o "status" de mensalista não for para todos, como parece 
> ser o caso, então quais são os critérios para a concessão ao grupo 
> dos 600 e quais as razões do impedimento aos demais usuários?
> 
>    E mesmo que não houvesse mais nenhuma vantagem financeira de 
> economia de escala, se todos os usuários permanentes que quisessem 
> ser mensalistas tivessem acesso aos cartões/bilhetes de 
> entrada/saída muitos dos problemas atuais de filas e demoras seriam 
> sensivelmente atenuados, senão resolvidos. Mas a própria Decania e o 
> Conselho de Centro, aparentemente, estão dispostos a  negociar(?)
>  com a empresa terceirizada um quantitativo de mensalistas abaixo do 
> universo de usuários permanentes, de acordo, me parece, com a lógica 
> da empresa. Isto está no contrato?
> 
>       Ora, meus caros, se é para pagar (e pagar mais) por um 
> serviço(?) compulsório de qualidade ruim sem ter direito a 
> dispositivos que poderiam, pelo menos, facilitar a vida de todos,
>  então eu estou fora. Não pago mais a partir de amanhã e, se for 
> impedido de entrar, bloqueio a cancela! Tranco o veículo lá e vou a 
> pé até o Bloco C. Ou seria melhor avançar e derrubar a cancela? E 
> ainda mandarei a conta dos eventuais danos materiais em meu veículo 
> para a Decania, se o clima esquentar, o carro for rebocado ou danificado!
> 
>     E conclamo todos a fazerem o mesmo! Devo estar chegando um 
> pouco antes das oito da manhã para minha aula de quinta, em meu 
> possante Corsa Hatch bege, placa LSL1658.
> 
>    Sds
> 
> Sanglard
> ______________________________________________
> On 3 May 2011 at 11:50, Marta Cecila Tapia Reyes wrote:
> 
> Bom dia..Esta solução para o estacionamento está com problemas 
> desde o inicio..
> 
> - Quantos meses se passaram e nada de regularizar o comprometido 
> na licitação..(sistema automático, ticket electrónico,etcetcetc...)
> 
> - Podemos ver a empresa fazendo caixa para poder comprar o 
> prometido. 
> Recebemos inúmeros emails de vários funcionários da decania 
> explicando ...
> 
> que amanha vai funcionar a cancela....
> que amanha vai ser distribuído o cartão..
> agora que tem que se cadastrar com não sei quem;
> O email é tão confuso  que não da para entender nada.
> 
> - Filas enormes a partir  7.45 horas da manha para entrar no 
> estacionamento, tendo duas opções óbvias:
> 
> - No primeiro acesso ao CT os mensalistas poderiam entrar pela 
> segunda perna após a ilha ...
> 
> - Programar para que os mensalistas entrem pelo bloco H.
> 
> - Agora depois do email do nosso Decano que diz:  provavelmente  os 
> mensalistas não terao mais desconto ou seja 
> um aumento de 100% no valor da mensalidade.
> 
> sds
> Marta Tapia
> 
> ******************************
> 
> Prezados Diretores,
> Foi decidido na reunião do Conselho de Centro do dia 25/04 que o
> cadastramento dos mensalistas dos estacionamentos do CT deveria 
> ser controlado. Para tanto ficou decidido que as Unidades fariam o
> levantamento dos professores e servidores que são mensalistas 
> atualmente e daqueles que gostariam de ser.
> 
> Com este levantamento seria negociado com a empresa prestadora do
> serviço qual o quantitativo de mensalistas, mesmo que isso implique 
> que os mensalistas tenham que abrir mão do desconto de 50%. Esta 
> decisão foi tomada uma vez que a empresa alega que o máximo de 
> mensalistas previsto no contrato já foi atingido.
> 
> O levantamento dos mensalistas pode ser enviado por e-mail o mais 
> breve possível.
> Saudações,
> 
> -- 
> Walter Issamu Suemitsu
> Dr. Institut National Polytechnique de Grenoble
> Professor Associado
> Decano do Centro de Tecnologia
> Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
> C.P. 68562
> 21945-970 Rio de Janeiro - RJ
> Tel: 55 21 2562-7008
> Cel: 9608-4927
> FAX: 55 21 2562-7100
> 
> ******************************
> Marta Cecilia Tapia ReyesProfessor Associado
> DENO/POLI/UFRJ
> Telefone 55 21 25628744
> Celular   55 21 96357542
> http://www.oceanica.ufrj.br/construa
> ******************************      
> 
>              Prof. José H. E. SANGLARD
>         E-mail: sanglard at peno.coppe.ufrj.br
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>   Cell: (55) (21) 9631-4578  Home: (55) (21) 2208-0081
> 
> _______________________________________________
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