[forum-prof] avaliação de professores (por alunos)
Luiz Eduardo email
luizeduardo.email at yahoo.com.br
Mon Jan 18 14:13:30 BRST 2010
At 10:05 18/1/2010 -0200, you wrote:
>Leandro,
>
>Parabens pelo extraordinario leque de comentarios e pela precisa
>identificacao de alguns dos principais pontos sensiveis (criticos,
>ate'!) da fase a que todos fomos impostos.
>
>Aqui na Escola Politecnica tentei --ha' quase 10 anos-- sugerir a
>introducao de um sistema de avaliacao/acompanhamento de docentes e
>disciplinas (conteudo, material didatico, relacao teoria-pratica,
>relevancia e modernidade da bibliografia, etc.) por parte dos
>alunos. Sugeri que o modelo de avaliacao fosse desenvolvido por
>pedagogos e especialistas em didatica de nivel superior e nao por
>nós proprios, o corpo docente "comum" da Escola. Sugeri que
>houvesse uma introducao em fases para tentar nao criar muitas
>resistencias. Tentei justificar a importancia disso no fato de que,
>apesar de os cursos de Engenharia (assim como todos os demais,
>acredito eu...) devessem continuar a ser avaliados pela sociedade e
>pelo "mercado", os proprios alunos poderiam colaborar diretamente
>com a melhoria de uma serie de itens; assim, tambem prestariam um
>auxilio direto nao apenas aos professores, mas muito mais aos alunos
>que ingressassem nos cursos mais a frente. Em 2 ou 3 reunioes que
>tivemos 'a epoca, ombrearam comigo uma meia-duzia... os demais...
>bem, nao preciso nem falar qual foi a posicao deles, certo?! Mas
>lembro-me que se manifestaram com muito preocupacao sobre um
>"possivel aumento do poder dos alunos" e que estes "na verdade vêm
>e vao" e assim nao teriam maiores "compromissos" com a melhoria
>futura de um curso que eles nao iriam cursar... Lembro-me como se
>fosse hoje um membro da Diretoria da Escola, 'a epoca, concordando
>com estes comentarios... o pior e' que depois da ultima reuniao (a
>que selou o "nao" definitivo para a minha sugestao), no corredor,
>este Diretor chegou para mim e disse algo do tipo "é muito dificil
>convencer esses professores mais antigos dessas modernidades... alem
>do mais, voce nem conseguiu convencer os mais novos... isso pode
>até funcionar la' fora, mas aqui..."
>
>Chegamos a um estagio tamanho poder e tirania de uma panelinha de
>pseudo-intelectuais sentados no climax do orgulho e da vaidade
>academicas, que esta' cada vez mais dificil fazer com que coisas
>mais simples, mais aplicaveis e que sejam um pouco mais faceis e
>equilibradas para todas as partes envolvidas (e nao apenas as coisas
>que, complicadas e extrapoladas, privilegiam apenas os tais
>pseudo-intelectuais fanaticos e seus sangue-sugas abestados) sejam
>sequer consideradas para debate e discussao.
>
>Abracos,
>Respicio
>-------------
RESPÍCIO, meu querido...
Aqui na Farmacia todas as disciplinas, em todos os semestres, são
avaliadas pelos alunos, que preenchem um formulário de duas páginas.
Minha avaliação é que a avaliação é um LIXO.
Nem vou entrar nas questões mais complexas.
Me basta focar na pergunta sobre ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE do professor.
Eu nunca faltei uma única aula.
Não chego atrasado.
Não acabo antes do horário... NUNCA, NUNCA, NUNCA.
Jmais faltei sequer para viajar a trabalho
(somos dois professores na disciplina e, numa emergencia, um
substitui o outro).
Estou nisso há mais de vinte anos.
Não falto.
Não chego atrasado.
Mas os alunos não ousam responder ÓTIMO.
Ficam no Bom.
E muitos avaliam a assiduidade como REGULAR.
De um lado...
as perguntas são muito mal formuladas
(avaliar é uma profissão muito sofisticada...
não cabe sair perguntelhando platitudes)...
De outro lado...
os alunos respondem de forma inaceitavel
(seja lá por qual motivo for).
Mas concordo que é imperativo termos alguma avaliação.
E concordo que os alunos devem participar disso.
APENAS DEVE SER UMA COISA PROFISSIONAL E INTELIGENTE.
De ENEM, ENAD, Provão e concursos públicos imbecis... feitos pela UnB...
já estamos saturados.
L.E.
===============================================
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.if.ufrj.br/pipermail/forum-prof/attachments/20100118/4c2d2841/attachment.html>
More information about the Forum-Prof
mailing list