<html>
<body>
<font size=3>At 10:05 18/1/2010 -0200, you wrote:<br>
</font><blockquote type=cite class=cite cite="">
<font face="Calibri" size=3><b>Leandro,<br><br>
Parabens pelo extraordinario leque de comentarios e pela precisa
identificacao de alguns dos principais pontos sensiveis (criticos, ate'!)
da fase a que todos fomos impostos.<br><br>
Aqui na Escola Politecnica tentei --ha' quase 10 anos-- sugerir a
introducao de um sistema de avaliacao/acompanhamento de docentes e
disciplinas (conteudo, material didatico, relacao teoria-pratica,
relevancia e modernidade da bibliografia, etc.) por parte dos alunos.
Sugeri que o modelo de avaliacao fosse desenvolvido por pedagogos e
especialistas em didatica de nivel superior e nao por nós proprios, o
corpo docente "comum" da Escola. Sugeri que houvesse uma
introducao em fases para tentar nao criar muitas resistencias. Tentei
justificar a importancia disso no fato de que, apesar de os cursos de
Engenharia (assim como todos os demais, acredito eu...) devessem
continuar a ser avaliados pela sociedade e pelo "mercado", os
proprios alunos poderiam colaborar diretamente com a melhoria de uma
serie de itens; assim, tambem prestariam um auxilio direto nao apenas aos
professores, mas muito mais aos alunos que ingressassem nos cursos mais a
frente. Em 2 ou 3 reunioes que tivemos 'a epoca, ombrearam comigo uma
meia-duzia... os demais... bem, nao preciso nem falar qual foi a posicao
deles, certo?! Mas lembro-me que se manifestaram com muito preocupacao
sobre um "possivel aumento do poder dos alunos" e que estes
"na verdade vêm e vao" e assim nao teriam maiores
"compromissos" com a melhoria futura de um curso que eles nao
iriam cursar... Lembro-me como se fosse hoje um membro da
Diretoria da Escola, 'a epoca, concordando com estes comentarios... o
pior e' que depois da ultima reuniao (a que selou o "nao"
definitivo para a minha sugestao), no corredor, este Diretor chegou para
mim e disse algo do tipo "é muito dificil convencer esses
professores mais antigos dessas modernidades... alem do mais, voce nem
conseguiu convencer os mais novos... isso pode até funcionar la'
fora, mas aqui..."<br><br>
Chegamos a um estagio tamanho poder e tirania de uma panelinha de
pseudo-intelectuais sentados no climax do orgulho e da vaidade
academicas, que esta' cada vez mais dificil fazer com que coisas mais
simples, mais aplicaveis e que sejam um pouco mais faceis e equilibradas
para todas as partes envolvidas (e nao apenas as coisas que, complicadas
e extrapoladas, privilegiam apenas os tais pseudo-intelectuais fanaticos
e seus sangue-sugas abestados) sejam sequer consideradas para debate e
discussao.<br>
<br>
Abracos,<br>
Respicio<br>
-------------</b></font><font face="Calibri" size=2></font></blockquote>
<br><br>
<br><br>
<br>
RESPÍCIO, meu querido...<br><br>
Aqui na Farmacia todas as disciplinas, em todos os semestres, são
avaliadas pelos alunos, que preenchem um formulário de duas
páginas.<br><br>
Minha avaliação é que a avaliação é um LIXO.<br><br>
Nem vou entrar nas questões mais complexas.<br><br>
Me basta focar na pergunta sobre ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE do
professor.<br><br>
Eu nunca faltei uma única aula.<br>
Não chego atrasado.<br>
Não acabo antes do horário... NUNCA, NUNCA, NUNCA.<br><br>
Jmais faltei sequer para viajar a trabalho<br>
(somos dois professores na disciplina e, numa emergencia, um substitui o
outro).<br><br>
Estou nisso há mais de vinte anos.<br>
Não falto.<br>
Não chego atrasado.<br><br>
<br>
Mas os alunos não ousam responder ÓTIMO.<br>
Ficam no Bom.<br>
E muitos avaliam a assiduidade como REGULAR.<br><br>
<br>
De um lado...<br>
as perguntas são muito mal formuladas<br>
(avaliar é uma profissão muito sofisticada...<br>
não cabe sair perguntelhando platitudes)...<br><br>
De outro lado...<br>
os alunos respondem de forma inaceitavel<br>
(seja lá por qual motivo for).<br><br>
<br><br>
Mas concordo que é imperativo termos alguma avaliação.<br>
E concordo que os alunos devem participar disso.<br><br>
<br>
APENAS DEVE SER UMA COISA PROFISSIONAL E INTELIGENTE.<br>
De ENEM, ENAD, Provão e concursos públicos imbecis... feitos pela
UnB...<br>
já estamos saturados.<br><br>
<br>
L.E.<br><br>
<br>
===============================================<br>
</body>
</html>