RESAZ: [forum-prof] Universidades e instituições de pesquisa

Abraham Zakon azakon2 at globo.com
Tue Jan 12 13:53:43 BRST 2010


 
No exterior, é frequente as empresas manterem seus próprios grupos de
pesquisas e financiarem a mesma pesquisa com equipes universitárias. Por
isso, elas patenteiam muito.

O meu destaque refere-se a "catedráticos educadores versus doutores
publicadores".

E o LE colocou muito bem a questão: nem tudo que leva o rótulo de "trabalho
científico ou tecnológico" possue conteúdo inovador, pois constitui trabalho
de rotina referente a controle da qualidade de algum sistema.

Não entendi a necessidade de citar e elogiar a colega abaixo, pois não ficou
claro qual foi a sua grande contribuição educacional ou científica. 

Qual o impacto das atividades dela na formação de equipes docentes e na
graduação dos alunos da UFRJ?

Seria importante discutirmos como formar novas equipes docentes ao invés de
incentivarmos a competição ilimitada entre doutores ou a formação de
parcerias localizadas.

AZ




-----Mensagem original-----
De: forum-prof-bounces at if.ufrj.br [mailto:forum-prof-bounces at if.ufrj.br] Em
nome de Luiz Felipe Coelho
Enviada em: terça-feira, 12 de janeiro de 2010 13:06
Para: FORUM-prof at listas.if.ufrj.br
Assunto: [forum-prof] Proteção e exploração econômica da propriedade
intelectual em universidades e em instituições de pesquisa

Colegas

Acompanhando à distância o que se diz, gostaria de referir a tese de
doutorado na Engenharia de Produção da COPPE da professora Claudia Chamas. 
Ela fez graduação em engenheira química na UFRJ, o professor Abraham talvez
a conheça. A tese, defendida em 2001,  tem o título "Proteção e exploração
econômica da propriedade intelectual em universidades e em instituições de
pesquisa".

A Claudia trabalha na Fiocruz exatamente nisso, proteção e comercialização
da propriedade intelectual, e além disso foi uma das principais
organizadoras da nossa pós inter-institucional em propriedade intelectual.
Além disso é uma pessoa muito gentil e me deu uma cópia da tese dela. 
Pelo que me lembro na introdução ela fala que nos países desenvolvidos a
vasta maioria das patentes é gerada fora das universidade e institutos de
pesquisa mas nestes lugares acadêmicos há mecanismos institucionais de ajuda
na obtenção de patentes.

Aqui vai o resumo do Lattes: "Claudia Inês Chamas é pesquisadora do
Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz, Ministério da Saúde) e, desde 2007,
professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas
Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). 
Nesse Programa, coordena a área de concentração em "Inovação, Propriedade
Intelectual e Desenvolvimento" (em regime de associação parcial entre o
IE/UFRJ e a Fiocruz), lecionando a disciplina "Propriedade Intelectual em
Saúde". Na Fiocruz, desde 2007, coordena o Centro de Documentação em
Inovação e Propriedade Intelectual da Fiocruz. Possui graduação em
Engenharia Química pela UFRJ (1990) e é doutora em Engenharia de Produção
pela UFRJ (2001). 
Efetuou trabalho de pesquisa (2000) e
pós-doutorado (2002) no Max-Planck-Institut für Geistiges Eigentum,
Wettbewerbs- und Steuerrecht. 
Realiza atividades de pesquisa, ensino
(pós-graduação stricto sensu) e assessoria técnica em propriedade
intelectual, com ênfase para os seguintes campos: propriedade intelectual e
ambientes de inovação; propriedade industrial e saúde pública; padrões de
apropriação em fármacos e biotecnologia; e aspectos internacionais da
propriedade intelectual."

Sem demérito algum aos intelectuais e aos catedráticos dos anos de antes de
1968, que viveram outra fase do Brasil e da universidade, quando produzir e
divulgar o conhecimento era infinitamente mais difícil, ela é um dentre
centenas de milhares de intelectuais que hoje temos no Brasil, devemos nos
orgulhar deles pois somos parte!!!

Abraços, Felipe

PS: Medir qualquer coisa é sempre difícil, desde uma grandeza ou um fenômeno
qualquer até o comportamento profissional/escolar de uma pessoa (se um aluno
aprendeu ou se um professor realizou atividades de pesquisa...). É difícil
mas temos que tentar.  A defesa de uma monografia de fim de curso, de uma
dissertação de mestrado ou de uma tese de doutorado no fundo também são
medições do candidato, do orientador, da banca e do programa/curso...
PS2: O Lattes é um auto-retrato útil mas com a limitação de qualquer
auto-retrato. Já o Qualis tem muitas distorções, em especial na comparação
entre áreas, mas não está claro que não possa ser aperfeiçoado. Está rolando
uma discussão disso na SBF.


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