[forum-prof] Fw: O ensino de relig ião na rede públic a
jribas at rdc.puc-rio.br
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Sat Jan 13 12:52:36 BRST 2007
>Ou Brasil segue a tradição estrita da escola republicana francesa de
Ferry do século XIX ou a tradição americana das clásulas de religião (o
Estado não pode erigir igrejas! - apesar dos retrocessos mais recentes da
Corte Suprema americana), ou abriremos o caminho para o retrocesso. O
caminho não é nem a solução atual viabilizada por Rosinha e nem a de
Maculan que está estampada,aliás, nos jornais de hoje. Não sei qual a
razão de que o primeiro pronunciamento de Maculan como Secretário de
Estado de Educação é sobre o ensino religioso. Quer evitar de falar
outros problemas como: questões salariais dos professores, condições de
trabalho, a escola pública transformada em gueto da pobreza e da
violência. Eu fui educado ainda no tempo de escola pública dentros dos
padrões franceses republicanos - era um instrumento de integração social.
Não vamos voltar ao século XIX republicano francês que seria uma utopia
inalcansável, mas há parametros que, creio, Maculan não está entendendo
ou evita de enfrenta-los. Ribas
Embora não seja praticante, fui criado na religião católica. No caso meus
> pais apertaram os cintos e puderam me matricular em um colégio particular
> confessional, que ministrava regularmente o catecismo aos seus alunos.
> Entretanto, para a grande maioria da população os colégios particulares
> confessionais estão fora de questão. A situação atual, portanto, beneficia
> aquelas congregações mais ricas, em detrimento das religiões menos
> poderosas
> econômicamente.
> As famílias religiosas pagam impostos como os demais e têm o direito de
> instruir seus filhos na fé que praticam. Isto faz parte da dinâmica
> cultural
> de uma sociedade, a fé não é racional, e se manterá para o indivíduo se
> responder de fato às suas necessidades. Na maturidade ele poderá avaliar
> se
> deseja continuar praticando ou não a religião que lhe foi ensinada.
> O estado brasileiro é laico, poderia também ser servidor da população, e
> não
> seu espoliador maior, mas isto já é outra estória. O fato de ser laico não
> o
> credencia para ser contra o fenômeno religioso. A substituição do ensino
> de
> uma religião por alguém que tem fé nela, pelo ensino de um painel de
> religiões, como sugere o atual Secretário de Ensino do RJ, é pior do que a
> situação atual. É mais uma vez a tentativa de assimilação de um fenômeno
> cultural ao liberalismo. Como se a fé pudesse ser encontrada em um mercado
> de religiões.
> Certamente a sistemática atual pode ser melhorada, principalmente, com a
> maior participação dos pais e responsáveis dos alunos. Na impossibilidade
> de
> praticar a justiça social naquilo que é relevante, os nossos dirigentes
> preferem se voltar para ações que só aumentam a desilusão da população com
> a
> função do poder público.
>
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