[forum-prof] SBPC e responde sobre o plano da Capes para expandir o doutoramento no país

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Thu Jan 6 11:51:16 BRST 2005


> A SBPC foi clarissima para onde irão essa massa de doutores que a CAPES
quer expandir no período de 2005 a 2010. Não haverá um exército de
reserva, como diria Marx, aviltando ainda mais os salários
principalmente nas universidades particulares. Em que áreas deverá ser
privilegiada a política de expansão? Na área de Tecnologia creio que já
tem doutores suficientes e capazes. Haverá expansão de politica de
doutoramento em Direito, duvido. Se houver com que qualidade?
Antropologia, Ciência Politica e Sociologia que tem doutores e sem
absorvido. Em resumo que politica essa expansão de doutorado pelo plano
da Capes para 2005 a 2010 que não se pensa na ponta: onde estarão e como
empregados? Será um novo Prouni em que sobram bolsas e no caso sobrarão
doutores?




www.mec.gov.br
>
> MEC divulga Plano Nacional de Pós-Graduação
> 05/01/2005 15:35
>
> A pós-graduação é uma das realizações mais bem-sucedidas no conjunto do
> sistema
> de ensino brasileiro. Entre 1976 e 2004, o número de cursos de mestrado e
> doutorado aumentou, no país, de 673 para 2.993, o que representa aumento
> de 5,6%
> ao ano, ou 8,6% no período. Os dados estão no Plano Nacional de
> Pós-Graduação
> 2005-2010 (PNPG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
> Superior
> (Capes/MEC), divulgado hoje, dia 5, pelo ministro da Educação, Tarso
> Genro.
> Hoje, há 110 mil alunos de mestrado estudando no país e mais de dois mil
> no
> exterior.
>
> O Brasil deve ter 16 mil doutores em 2010, o dobro do que as universidades
> brasileiras formaram em 2003, segundo previsão do PNPG. Em 2010, o
> orçamento do
> setor deve ter acréscimo de R$ 528 milhões. Em 2004, a Capes e o Conselho
> Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) investiram R$
> 800
> milhões em bolsas e custeio das teses dos pesquisadores.
>
> De acordo com o ministro Tarso Genro, o plano tem uma profunda relação com
> a
> política industrial. “Um plano de pós-graduação apresentado pelo MEC não
> poderia
> deixar de estar intimamente ligado a essa política”, afirmou. O PNPG prevê
> mais
> investimentos em cursos de mestrado e doutorado nas áreas de engenharia e
> computação, que hoje representam apenas 13% dos cursos de pós-graduação.
>
> Segundo o ministro, o plano está profundamente ligado às relações
> internacionais, pois têm parâmetros com países irmãos e concorrentes. “A
> questão
> científica e tecnológica tem importância internacional estratégica”,
> destacou. A
> Alemanha é o país com maior índice de formação de doutores – foram 30 para
> cada
> 100 mil habitantes no período de 1997 a 2003. Em 2003, o Brasil formou 4,6
> doutores por 100 mil habitantes. Ou seja, cerca de 15% da taxa exibida na
> Alemanha.
>
> Prioridade – O ministro destacou que há uma relação do PNPG com o ensino
> básico,
> prioridade para o projeto educacional. “De nada servirá uma reforma
> universitária de qualidade e um plano desse nível se não estabelecermos
> esta
> relação. O plano repousa alicerces no ensino básico”, afirmou.
>
> Tarso Genro salientou que o MEC ataca em várias frentes, da alfabetização
> à
> pós-graduação. “O Brasil jamais deixará de ser um país medianamente
> desenvolvido
> se não tiver um sistema educacional forte, integrado, que comece na
> educação
> básica”, comentou. “Já estamos estudando o aumento do valor per capita
> para o
> Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de
> Valorização do Magistério). Vamos aumentar o valor da merenda escolar e o
> número
> de vagas na licenciatura para formação de professores nas universidades.”
> O
> ministro disse que o MEC está integrando a pós-graduação com o ensino
> básico e
> que é preciso tratar na mesma intensidade e no mesmo nível todas as
> faixas.
>
> Oferta – Segundo a Capes, o segmento público é responsável por 82% da
> oferta dos
> cursos de mestrado e por 90% de doutorado. Já o segmento privado cresceu
> de
> forma expressiva na pós-graduação. Passou de 87 cursos para 346 de
> mestrado e de
> 44 para 96 de doutorado no período de 1996 a 2004.
>
> De acordo com a comissão responsável pelo PNPG, o desenvolvimento da
> pós-graduação no Brasil não derivou de um processo espontâneo do aumento
> da
> pesquisa científica e do aperfeiçoamento da formação de quadros. Foi
> estimulado
> por uma política indutiva, conduzida e apoiada pelo Estado. Essa política,
> segundo a comissão, deve ser preservada e aprimorada.
>
> O PNPG tem como premissa que o sistema educacional é fator estratégico no
> processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade
> brasileira.
> Cabe à pós-graduação, segundo o plano, a tarefa de produzir profissionais
> aptos
> a atuar nos diferentes setores da sociedade e capazes de contribuir para o
> processo de modernização do país. É no sistema nacional de pós-graduação
> que,
> basicamente, ocorre a atividade da pesquisa científica e tecnológica
> brasileira.
>
> Repórter: Susan Faria
>
>
>
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