[forum-prof] Fwd: Vestibular
Felipe Coelho
coelho at if.ufrj.br
Thu Jul 29 09:21:28 BRT 2004
Prezado colega
Repasso texto do professor Ira Brinn, do IQ, sobre o Vestibular no Brasil e
sobre o ingresso em universidades nos Estados Unidos. Me parece que os
argumentos dele são fortes, o fundamental é testar o raciocínio e a
capacidade de expressão do candidato, não o aprendizado de fatos. Esse é o
espírito também do modelo universitário britânico.
No caso brasileiro, onde o "aprendizado de fatos" no Colégio São Bento ou
no CAp/UFRJ é muito diferente de um Escola Estadual, a competição fica
injusta socialmente.
Atenciosamente, Felipe Coelho(IF)
PS: Se acaso receber mais de uma cópia deste mail, por favor me desculpe.
================================
>Date: Thu, 22 Jul 2004 18:52:45 -0300
>To: Felipe Coelho <coelho at if.ufrj.br>
>From: Ira Brinn <irabrinn at iq.ufrj.br>
>Subject: Vestibular
>Prezado Felipe,
> Se quiser colocar a seguinte ponderação no forum, tudo bem. É
> basicamente o que te enviei, com algumas pequenas modificações.
> um grande abraço, Ira
>=================================================
>Ponderações Sobre o Sistema de Vestibular Atual
> Recentemente os argumentos a favor da implantação de um sistema
> de cotas na seleção de candidatos para o corpo docente das universidades
> federais geraram a constatação que não há uma nítida diferença de êxito
> na carreira universidade entre os alunos que tiram as melhores notas no
> vestibular e os últimos alunos aceitos. A conclusão tirada foi de que o
> vestibular, na sua forma atual, não presta para sua função intendida.
> No intuito de adicionar um pouco de combustivel no fogo, adiciono
> as seguintes ponderações.
>
>1) O sistema de vestibular nos EUA conta, como uma parte importante da
>avaliação, os resultados numa prova nacional, dada várias vezes por ano,
>pelo "Educational Testing Service (ETS)" localizado em Princeton, NJ. A
>prova do ETS consiste simplesmente de Matemática e Inglês. Nos EUA
>acredita-se que os resultados dessas duas provas são suficientes para
>prever as chances de êxito dos candidatos.
>2) A justificativa do sistema é de que a primeira prova testa a capacidade
>de raciocínio do candidato e a segunda sua capacidade de expressar suas
>idéias. Outras provas são mais um teste dos fatos aprendidos durante os
>primeiro e segundo graus, que depende muito da qualidade das escolas
>frequentadas, que, por sua vez, depende da condição financeira do candidato.
>3) Aqui, no IQ, o Prof. Kover, o Diretor Adjunto de Graduação durante
>muitos anos, acompanhou o progresso dos nossos alunos de graduação como
>função das notas no vestibular. Ele alega que não há correlação entre o
>êxito dos nossos alunos e suas notas na prova de Química do
>vestibular. Porém, ele encontrou uma forte correlação êxito e a nota na
>prova de Matemática!
>
> Talvez os norte-americanos estão fazendo alguma coisa certa.
>
>---
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.if.ufrj.br/pipermail/forum-prof/attachments/20040729/802be3a3/attachment.html>
-------------- next part --------------
---
Outgoing mail is certified Virus Free.
Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.729 / Virus Database: 484 - Release Date: 27/07/04
More information about the Forum-Prof
mailing list