[forum-prof] Fwd: Vestibular

Felipe Coelho coelho at if.ufrj.br
Thu Jul 29 09:21:28 BRT 2004


Prezado colega

Repasso texto do professor Ira Brinn, do IQ, sobre o Vestibular no Brasil e 
sobre o ingresso em universidades nos Estados Unidos. Me parece que os 
argumentos dele são fortes, o fundamental é testar o raciocínio e a 
capacidade de expressão do candidato, não o aprendizado de fatos. Esse é o 
espírito também do modelo universitário britânico.

No caso brasileiro, onde o "aprendizado de fatos" no Colégio São Bento ou 
no CAp/UFRJ é muito diferente de um Escola Estadual, a competição fica 
injusta socialmente.

Atenciosamente, Felipe Coelho(IF)
PS: Se acaso receber mais de uma cópia deste mail, por favor me desculpe.
================================
>Date: Thu, 22 Jul 2004 18:52:45 -0300
>To: Felipe Coelho <coelho at if.ufrj.br>
>From: Ira Brinn <irabrinn at iq.ufrj.br>
>Subject: Vestibular
>Prezado Felipe,
>         Se quiser colocar a seguinte ponderação no forum, tudo bem.  É 
> basicamente o que te enviei, com algumas pequenas modificações.
>                 um grande abraço, Ira
>=================================================
>Ponderações Sobre o Sistema de Vestibular Atual
>         Recentemente os argumentos a favor da implantação de um sistema 
> de cotas na seleção de candidatos para o corpo docente das universidades 
> federais geraram a constatação que não há uma nítida diferença de êxito 
> na carreira universidade entre os alunos que tiram as melhores notas no 
> vestibular e os últimos alunos aceitos.  A conclusão tirada foi de que o 
> vestibular, na sua forma atual, não presta para sua função intendida.
>         No intuito de adicionar um pouco de combustivel no fogo, adiciono 
> as seguintes ponderações.
>
>1) O sistema de vestibular nos EUA conta, como uma parte importante da 
>avaliação, os resultados numa prova nacional, dada várias vezes por ano, 
>pelo "Educational Testing Service (ETS)" localizado em Princeton, NJ.  A 
>prova do ETS consiste simplesmente de Matemática e Inglês.  Nos EUA 
>acredita-se que os resultados dessas duas provas são suficientes para 
>prever as chances de êxito dos candidatos.
>2) A justificativa do sistema é de que a primeira prova testa a capacidade 
>de raciocínio do candidato e a segunda sua capacidade de expressar suas 
>idéias.  Outras provas são mais um teste dos fatos aprendidos durante os 
>primeiro e segundo graus, que depende muito da qualidade das escolas 
>frequentadas, que, por sua vez, depende da condição financeira do candidato.
>3) Aqui, no IQ, o Prof. Kover, o Diretor Adjunto de Graduação durante 
>muitos anos, acompanhou o progresso dos nossos alunos de graduação como 
>função das notas no vestibular.  Ele alega que não há correlação entre o 
>êxito dos nossos alunos e suas notas na prova de Química do 
>vestibular.  Porém, ele encontrou uma forte correlação êxito e a nota na 
>prova de Matemática!
>
>         Talvez os norte-americanos estão fazendo alguma coisa certa.
>
>---


-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.if.ufrj.br/pipermail/forum-prof/attachments/20040729/802be3a3/attachment.html>
-------------- next part --------------

---
Outgoing mail is certified Virus Free.
Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.729 / Virus Database: 484 - Release Date: 27/07/04


More information about the Forum-Prof mailing list