<html>
<body>
Prezado colega<br><br>
Repasso texto do professor Ira Brinn, do IQ, sobre o Vestibular no Brasil
e sobre o ingresso em universidades nos Estados Unidos. Me parece que os
argumentos dele são fortes, o fundamental é testar o raciocínio e a
capacidade de expressão do candidato, não o aprendizado de fatos. Esse é
o espírito também do modelo universitário britânico. <br><br>
No caso brasileiro, onde o "aprendizado de fatos" no Colégio
São Bento ou no CAp/UFRJ é muito diferente de um Escola Estadual, a
competição fica injusta socialmente.<br><br>
Atenciosamente, Felipe Coelho(IF)<br>
PS: Se acaso receber mais de uma cópia deste mail, por favor me
desculpe.<br>
================================<br>
<blockquote type=cite class=cite cite>Date: Thu, 22 Jul 2004 18:52:45
-0300<br>
To: Felipe Coelho <coelho@if.ufrj.br><br>
From: Ira Brinn <irabrinn@iq.ufrj.br><br>
Subject: Vestibular<br>
Prezado Felipe,<br>
<x-tab> </x-tab>Se quiser
colocar a seguinte ponderação no forum, tudo bem. É basicamente o
que te enviei, com algumas pequenas modificações.<br>
<x-tab> </x-tab><x-tab> </x-tab>um
grande abraço, Ira<br>
=================================================<br>
<div align="center"><u>Ponderações Sobre o Sistema de Vestibular
Atual<br>
</u></div>
<x-tab> </x-tab>Recentemente
os argumentos a favor da implantação de um sistema de cotas na seleção de
candidatos para o corpo docente das universidades federais geraram a
constatação que não há uma nítida diferença de êxito na carreira
universidade entre os alunos que tiram as melhores notas no vestibular e
os últimos alunos aceitos. A conclusão tirada foi de que o
vestibular, na sua forma atual, não presta para sua função
intendida.<br>
<x-tab> </x-tab>No intuito
de adicionar um pouco de combustivel no fogo, adiciono as seguintes
ponderações.<br><br>
1) O sistema de vestibular nos EUA conta, como uma parte importante da
avaliação, os resultados numa prova nacional, dada várias vezes por ano,
pelo "Educational Testing Service (ETS)" localizado em
Princeton, NJ. A prova do ETS consiste simplesmente de Matemática e
Inglês. Nos EUA acredita-se que os resultados dessas duas provas
são suficientes para prever as chances de êxito dos candidatos.
<br>
2) A justificativa do sistema é de que a primeira prova testa a
capacidade de raciocínio do candidato e a segunda sua capacidade de
expressar suas idéias. Outras provas são mais um teste dos fatos
aprendidos durante os primeiro e segundo graus, que depende muito da
qualidade das escolas frequentadas, que, por sua vez, depende da condição
financeira do candidato.<br>
3) Aqui, no IQ, o Prof. Kover, o Diretor Adjunto de Graduação durante
muitos anos, acompanhou o progresso dos nossos alunos de graduação como
função das notas no vestibular. Ele alega que não há correlação
entre o êxito dos nossos alunos e suas notas na prova de Química do
vestibular. Porém, ele encontrou uma forte correlação êxito e a
nota na prova de Matemática! <br><br>
<x-tab> </x-tab>Talvez os
norte-americanos estão fazendo alguma coisa certa.<br><br>
---</blockquote></body>
<br>
</html>