[forum-prof] Um conservador contra o conservadorismo

Luis Paulo Vieira Braga lpbraga at im.ufrj.br
Fri Jun 10 19:40:39 BRT 2011


Ao divulgarmos um link com uma entrevista estamos implicitamente 
subscrevendo as idéias expressas pelo entrevistado, a menos que façamos 
restrições.

É um hábito meu evitar, ao máximo, nomear pessoas. Até porque nada tenho 
contra o professor em questão. Meu foco é nas suas idéias sobre educação de 
um modo geral, algumas são consensuais, outras nem tanto. 

A meritocracia é uma utopia, porque para aplicá-la você precisa de uma 
régua, e esse é o problema. Como deve ser essa régua? Nessa semana houve no 
CCMN um evento focalizado nessa polêmica, organizado pela Sociedade 
Brasileira de História da Ciência. A avaliação do mérito é um dos temas mais 
polêmicos hoje em dia aqui no Brasil e no mundo também. A régua que o 
professor emérito defende é a régua da ABC. Ficar bem nessa régua implica em 
prestígio e recursos, daí a paixão com que o assunto vem sendo discutido.

A história do IMPA não é linear. Houve confrontos sérios no seu interior. E 
há poucos anos atrás o modelo de Organização Social adotado e defendido pelo 
seu presidente, ameaçou fazer água. Foram as manifestações da comunidade 
científica das "organizações não sociais" que pressionaram o governo a 
ajudar a instituição, que quase perdeu o prédio...


On Fri, 10 Jun 2011 16:43:16 -0300, lilia wrote
> Na verdade não defendi nada
> apenas copiei o que estava no site
> (estranhei você não tê-lo identificado)
> 
> Por outro lado acho tão normal que a defesa da meritocracia
> seja feita por pessoas que teem uma visão muito direcionada
> de onde usá-la e quando o fazem muito bem,
> não só teoricamente como na prática, como é o caso do que
> ocorre no Impa (desde a sua criação), estão até
> parcialmente justificados,    ou não?
> 
> Poderia até ser o caso de eu querer distância dessas
> objetividades meritocráticas ou desejar que a energia usada
> para manter o nível do conjunto de uma instituição (empresa,
> ou qq negócio) fosse usada para o bem estar de um conjunto
> maior da sociedade, mas não podemos negar que qq pais
> precisa, também, dessa gente.
> 
> Em 10 de junho de 2011 15:50, Luis Paulo Vieira Braga
> <lpbraga at im.ufrj.br> escreveu:
> > Na década em que o instituto esteve sob o seu comando, entre 1993 e
> >> 2003, passou a atrair cérebros, do Brasil e do exterior, por meio de
> >> bons salários e de um sistema ancorado na meritocracia- algo que
> >> Palis defende com veemência.
> >
> >
> >
> >
> >
> > Mas que ele não defende para o ensino basico e médio. Apelo à autoridade 
é
> > um recurso corrente em argumentação, gerlamente falacioso. Não discuti o
> > sucesso da carreira do eminente professor (que está longe de ser uma
> > unanimidade na comunidade de matemática) mas a sua visão conservadora dos
> > problemas da universidade.
> >
> > On Thu, 9 Jun 2011 17:14:27 -0300, lilia wrote
> >> O original: Jacob Palis: temos de acelerar o passo
> >> 15/05/2011
> >>
> >> http://www.abc.org.br/impressao.php3?id_article=1170
> >>
> >> Aos 71 anos, o matemático Jacob Palis figura entre os brasileiros de
> >> maior projeção na comunidade científica internacional. Pelo conjunto
> >> de sua obra acadêmica, ele recebeu, em 2010, o Prêmio Balzan, uma das
> >> mais prestigiadas honras conferidas a pesquisadores. Palis foi também
> >> um dos mentores da reforma que fez do Instituto Nacional de
> >> Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, um dos
> >> melhores centros de pesquisa do mundo nesse campo do conhecimento.
> >> Na década em que o instituto esteve sob o seu comando, entre 1993 e
> >> 2003, passou a atrair cérebros, do Brasil e do exterior, por meio de
> >> bons salários e de um sistema ancorado na meritocracia- algo que
> >> Palis defende com veemência.
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