[forum-prof] Re: O sistema de créditos e requisitos exige que todos os cursos tenham ciclos básico e profissional?
Marcio da Costa
marccosta at terra.com.br
Sat May 16 20:27:05 BRT 2009
Caro Abraham
que eu saiba, aqui na UFRJ só a engenharia usa essa racionalização dos
cursos. A PUC parece que usa bastante isso de colocar os alunos de diversos
cursos juntos, em disciplinas que formam um básico. Particularmente, sou a
favor, não apenas pela racionalização dos meios, mas também pela convivência
que proporciona entre alunos. Apenas na Educação voltamos a juntar todo
mundo, depois, nas disciplinas de fundamentos para as licenciaturas. Quase
todo semestre dou uma sociologia da educação que junta variada fauna de
diversos cursos. Acho ótimo. É bom juntar na mesma turma, por exemplo, gente
de história, biologia, educação física, matemática, artes, filosofia,
ciências sociais e letras, como está no semestre atual em minha disciplina.
Trata-se, porém, de uma experiência diferente da idéia do básico, pois são
em geral alunos já perto de se formar. A única exceção costuma ser os de
educação física que vêm ainda no início, pois seu curso é uma licenciatura
separada do bacharelado.
Talvez para surpresa de alguns, não observo grande desnível entre os alunos
de cursos diferentes. Há, como previsto, alguma vantagem na habilidade com o
manejo mais discursivo das teorias para a turma das ciências humanas. Mas
muitas vezes é apenas um esquema meio "rolando lero". Tenho tido muitas
experiências de ótimos alunos em todos os cursos, mesmo do CCMN ou do CCS.
Alguma variação maior entre os da educação física - talvez porque sejam
muitos (é a maior licenciatura), cheguem mais novos e tenham um curso de
características menos acadêmicas. Mas nunca tive uma turma sem ótimos alunos
também nesse curso. Maior dificuldade tenho observado entre os de artes, mas
eles costumam ser uma amostra muito pequena. Minha explicação seria a
própria natureza da formação artística, por definição bem diversa da lógica
científica.
Expus isso tudo para dizer que, com o devido cuidado, é mais que razoável
termos basicões para cursos com afinidades e disciplinas comuns. Por
exemplo, adoraria que meus alunos de pedagogia fizessem estatística junto
com os de psicologia ou economia (para minha revolta essa disciplina foi
removida de nosso currículo); ou sociologia clássica com o pessoal do IFCS.
Para além disso, talvez pudéssemos ousar ter conjuntos de disciplinas comuns
para todos os, por exemplo, de humanas. Filosofia, história, sociologia,
economia, estatística, psicologia, poderiam ter disciplinas introdutórias
compartilhadas por alunos com inclinação para as humanas. A própria escolha
de uma carreira específica poderia ser um pouco postergada. Possivelmente,
algo no mesmo estilo poderia ser pensado para as outras grandes áreas.
Abs
Marcio da Costa
Professor Associado - UFRJ
----- Original Message -----
From: "Abraham Zakon" <azakon2 at globo.com>
To: "'Marcio da Costa'" <marcioc at pobox.com>
Cc: <forum-prof at listas.if.ufrj.br>
Sent: Saturday, May 16, 2009 6:25 PM
Subject: O sistema de créditos e requisitos exige que todos os cursos tenham
ciclos básico e profissional?
Prezados;
Existe a exigência de ciclos básico e profissional em todos os cursos de
graduação da UFRJ ou só é válido para as Engenharias?
O regime seriado parecia não ter essa obrigatoriedade, embora a Escola
(Nacional) de Química ministrasse seus cursos de graduação com as mesmas
disciplinas nas duas primeiras séries, isto é, para Química Industrial e
Engenharia Química.
Agradeço antecipadamente por esclarecimentos que sejam pertinentes.
Prof. Abraham Zakon
Escola de Química
E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, visite
http://ecp.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=SCY0MjczODk0I3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjQyNTA5MTI0LjU3NjIwMC4yNTY3MC5jYWJyZXRvbi50ZXJyYS5jb20sMzIyMg==TerraMail
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 08/04/2009
More information about the Forum-Prof
mailing list