[forum-prof] Inovação nas universidades em 2009 - Fome Zero - 30/12/08

LuizEduardo2 luizeduardo2 at infolink.com.br
Sat Jan 3 06:27:39 BRST 2009


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>LabConsS - <http://www.ufrj.br/consumo>www.ufrj.br/consumo
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>Inovação nas universidades em 2009
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>30/12/2008 - 10:40
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>As 53 universidades federais começam 2009 mostrando inovações 
>acadêmicas produzidas por um ano e meio de investimentos do 
>Ministério da Educação na reestruturação e expansão da rede. De 2007 
>a 2008, o conjunto das universidades federais recebeu R$ 409 milhões 
>por meio do Reuni, programa de apoio às instituições que começou em 
>2007 e vai até 2011, com investimentos de R$ 2,4 bilhões.
>De acordo com a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari 
>Bucci, dos 53 planos de trabalho apresentados pelas universidades, 
>26 deles trazem mudanças acadêmicas importantes. "O que isso quer 
>dizer? Quer dizer uma espécie de descongelamento da universidade 
>brasileira". Na avaliação da secretária, finalmente a universidade 
>pública não só começa mudar, mas muda pensando na formação de 
>recursos humanos para o país.
>Entre as inovações, Maria Paula destaca os bacharelados em ciência e 
>tecnologia e a expansão de cursos noturnos. Os bacharelados, 
>explica, são cursos que evitam a profissionalização precoce, dão ao 
>aluno uma formação mais completa e mais ampla antes dele escolher a 
>profissão. Esse tipo de formação produz resultados específicos e 
>imediatos: qualifica a formação, diminui a chance do estudante 
>abandonar o curso, aumenta a permanência e reduz os índices de evasão.
>Outra resposta que as instituições apresentam, induzidas pelo Reuni, 
>é a ampliação do número de cursos e de vagas no turno da noite. A 
>secretária cita o exemplo da Universidade Federal da Bahia, que 
>tinha "uma oferta baixíssima de cursos noturnos". A UFBA, diz, 
>começa a abrir novos cursos e cria cerca de 24 mil vagas, "grande 
>parte delas em cursos noturnos". Ela também destaca a contratação de 
>professores e de servidores que vão dar sustentação à expansão e 
>melhoria da qualidade dos cursos superiores públicos. "São quase dez 
>mil, entre docentes e técnicos. Temos um volume de contratação de 
>professores inédito no país".
>A interiorização, que iniciou com a criação de campi e agora é 
>fortalecida pelo Reuni, está consolidada, segundo Maria Paula. Ela 
>informa que as universidades federais começam a oferecer novos 
>cursos, abrem novas vagas e chegam a novas cidades. "A capilarização 
>da rede federal é hoje uma realidade".
>ProUni — No caso do Programa Universidade para Todos (ProUni), a 
>secretária de Educação Superior faz três destaques. O primeiro é o 
>recorde do número de vagas abertas para o primeiro semestre do 
>próximo ano, 156 mil. Nos anos anteriores, o número máximo de vagas 
>para o primeiro semestre alcançou 108 mil, no ano de 2007. A 
>perspectiva, segundo Maria Paula, é que o número de bolsas de estudo 
>no primeiro semestre se consolide no patamar de 2008, isto é, na 
>faixa de 150 mil.
>O segundo destaque é o desafio que tem o Ministério da Educação de 
>conseguir o pleno aproveitamento de todas as vagas abertas pelo 
>programa. Um dos caminhos apontado é a complementação entre o Fundo 
>de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o Programa 
>Universidade para Todos (ProUni) para atender os estudantes com 
>bolsa de 50% da mensalidade. O estudante com meia bolsa do ProUni 
>pode financiar os outros 50% da mensalidade com recursos do Fies. 
>Mas, diz a secretária, tudo indica que podemos melhorar ainda mais 
>para não deixar fora da universidade nenhum aluno por razões econômicas.
>O terceiro ponto em destaque diz respeito ao aproveitamento escolar 
>dos bolsistas. Segundo a secretária de Educação Superior, quando se 
>compara o desempenho acadêmico de bolsistas do ProUni com 
>não-bolsistas, o aluno do ProUni se sai melhor; quando se compara o 
>desempenho do bolsista integral com o do bolsista parcial, o aluno 
>com bolsa integral se sai melhor. Isso demonstra que o aluno que 
>chegou à universidade pelo caminho de uma ação afirmativa "agarra a 
>oportunidade".
>Mas o sucesso não pára no estudante, relata Maria Paula: o aluno do 
>ProUni freqüenta a biblioteca, vai a apresentações culturais, 
>consulta o professor, tira dúvidas. Então, ele estuda, pergunta mais 
>e dinamiza uma relação, muitas vezes, travada no interior da 
>universidade. O aluno do ProUni modifica o ambiente.
>
>Fonte: Ministério da Educação (MEC)
> 
>Fonte:http://www.fomezero.gov.br/noticias/inovacao-nas-universidades-em-2009 
>- 02/01/09









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