[forum-prof] A GED é um pa?=liativo para uma estrutura administrativa muito frouxa. Se ela sumir o que a s=?ISO-8859-1?Q?ubstituirá? Q?=ue instrumento as reitorias, os diretores, os coordenadores de cu=?ISO-8859-1?Q?rsos, etc terão?

Luiz Felipe de Souza Coelho coelho at if.ufrj.br
Fri Jul 30 23:19:31 BRT 2004


Obrigado Lilia pelas diversas notícias e por suas análises. Concordo com a 
Lilia, greves tem sido divisivas e destrutivas para a universidade pública. 
Claro que estão longe de ser a principal causa de nossos problemas. 

Agora, só complementando a Lilia, na página do MEC 
http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=6549
tem uma tabela com os salários propostos
http://www.mec.gov.br/acs/pdf/GEDjul04.pdf

Se essa proposta governamental de acabar com a GED for seguida por uma Reforma 
Universitária, incluindo a reforma da carreira docente, ela será boa. Caso 
contrário será uma tragédia. A universidade pública passa por uma crise de 
desorganização e de descentralização extremas. Essa desorganização dificulta a 
ação de seus órgãos colegiados e de seus "poderes executivos" aos níveis de 
universidade, centro e unidade. Abaixo desses três níveis há pelo menos quatro 
níveis: departamentos, cursos de graduação, programas de pós e grupos de 
pesquisa. Agora há um oitavo nível que são os cursos de extensão, 
frequentemente pagos. 

Essa estrutura tem poucos pontos em comum, um deles o preenchimento do Sigma - 
nosso grande banco de dados sobre a UFRJ - para dar a nota do GED.  Na 
avaliação da crise da FND, por exemplo, o uso dos dados do SIGMA foi 
fundamental, como está dito no relatório. Essa descentralização dificulta que a 
universidade de tomar as ações que a legitimariam mais frente à sociedade:
- expánsão de vagas de graduação
- melhor uso de seus recursos humanos e materiais
- maior integração com a sociedade

Ela tem sido piorada pelas greves sucessivas, que desorganizam o calendário, e 
pelos processos consultivos que exacerbam a autonomia de departamentos, 
unidades, centros e universidades. Esse processo incentiva que os dirigentes 
desses níveis se sintam responsáveis perante seus eleitores e não perante a 
sociedade. Que dirigente de unidade se tornaria popular entre seus pares ou 
entre os funcionários por exemplo propondo um curso noturno, aumento de carga 
didática, verificação do cumprimento do regime de trabalho ou criação de uma 
unidade avançada numa região carente?

Um abraço, Felipe



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