[forum-prof] Talvez a saída para a UFRJ inclua midias não-convencionais de marketing...
Felipe Coelho
coelho at if.ufrj.br
Mon Jul 19 10:45:54 BRT 2004
Prezado colega
Num tom light, afinal esta semanas é de quase recesso, acabei de ver uma
notícia de que a Escola de Samba Tradição vai ter um enredo defendendo a
soja brasileira, em especial a transgênica. A escola vai ser apoiada pela
Monsanto e pelo grupo Maggi (de propriedade do governador de Mato Grosso,
do PPS). Os enredos de escola de samba estão disponíveis para aluguel para
temas cada vez mais esdrúxulos. E pensar que a Tradição foi fundada por
pessoas que reclamavam da desvirtuação da Portela! A soja propicia alianças
políticas que até Deus duvida... No ano passado a Escola de Samba do
Jacarezinho teve um enredo sobre a vida e obra de Augusto Motta, o fundador
da SUAM (Sei disso porque um dos compositores do Jacarezinho é funcionário
do IF.) A Império da Tijuca já teve um enredo sobre a ciência no Brasil (o
ministro do MCT foi na quadra da escola).
Entrando no clima, quando é que vamos ter um enredo sobre a UFRJ, sobre um
de nossos grandes nomes da UFRJ ou sobre o biodiesel (uma patente
fundamental para a produção do mesmo veio do PEQ/COPPE/UFRJ)? Cadê a
Minerva Assanhada, apoiada pelo professor Lessa? E fazer merchandizing em
novela da Globo, também podia ser uma... A glória seria quando algum
(alguma) adolescente da novela das 7 dissesse que não ia poder ir a uma
festa porque naquele estava muito ocupado(a) estudando para o Vestibular da
UFRJ ou que estava terminando de redigir a tese dele na COPPE/UFRJ. A saída
para a UFRJ talvez passe por marketing em canais não convencionais...
Um abraço, Felipe
PS: Os exemplos são um pouco exagerados, mas precisamos fortemente de ter
marketing do nome UFRJ. Na nossa universidade quando há uma coisa boa o
mérito é do laboratório X, do pesquisador Y ou da unidade Z. Quando
acontece uma coisa ruim o problema é sempre da UFRJ.
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Soja vai ser enredo no carnaval carioca
Rio, 19 de Julho de 2004 - Os principais produtores de soja do Brasil vão
usar o carnaval do Rio de Janeiro para divulgar seu produto aos mais de 60
países que estarão ligados na festa de Momo no ano de 2005
A idéia é mostrar a capacidade do Brasil na área e a qualidade do produto,
depois que sua imagem foi afetada este ano por um conflito com a China.
A norte-americana Monsanto e o Grupo Maggi, este último do governador de
Mato Grosso, Blairo Maggi, serão os principais patrocinadores do enredo,
que será desenvolvido pela Tradição e deverá custar em torno de R$ 3
milhões, segundo o presidente da escola, Nésio Nascimento. No entanto, nem
a Monsanto nem o grupo Maggi confirmaram a informação de que vão patrocinar
a escola de samba.
Marketing
"O Carnaval se tornou uma divulgação estupenda para o mundo. Mais de 250
milhões de pessoas assistem ao vivo (pela TV), e o Maggi se contagiou com o
sucesso que foi o álcool", disse Nascimento à Reuters. O combustível foi
tema do Salgueiro neste ano, dentro da estratégia dos usineiros de
transformar o produto em uma commodity internacional.
No caso da soja, a idéia é mostrar o produto desde a sua descoberta na
China e sua vinda para o Sul do Brasil, com os imigrantes, até a posterior
expansão do plantio para o Centro-Oeste e o caminho de volta para a China,
agora em forma de exportação.
A soja foi em 2003 o principal produto da pauta de exportação do Brasil,
que é o segundo maior produtor e exportador do grão - atrás apenas dos
Estados Unidos. A expectativa do setor para este ano é exportar US$ 9,8
bilhões.
"A (imagem da) soja brasileira sofreu um pouco este ano, com o desgaste da
China", afirmou uma fonte do setor exportador, referindo-se ao embargo
imposto pelos chineses a partir de maio aos grãos brasileiros após o
registro de sementes tratadas com fungicida em carregamentos do Brasil. O
impasse com a China, o maior importador mundial de soja, deixou
virtualmente paralisado o comércio bilateral. Para exportadores
brasileiros, o embargo foi motivado por questões comerciais.
Nascimento afirmou que o samba-enredo vai fazer menção também à soja
geneticamente modificada. Segundo ele, o produto "já é uma realidade hoje"
e, por isso, "não pode ficar de fora". A soja transgênica teve seu plantio
liberado no Brasil pela primeira vez, com restrições, no ano passado, por
meio de Medida Provisória editada pelo Executivo.
Nova oportunidade
Filho de Natal, fundador da Portela, Nascimento está confiante na força do
empresariado para subir algumas posições no ranking da Liga das Escolas de
Samba (Liesa). Nos últimos anos, o melhor resultado da Tradição no Carnaval
carioca foi o oitavo lugar em 2001.
Neste ano, mesmo com a reedição de um samba da Portela, Contos de Areia, a
escola ficou em 12º lugar entre as 14 do Grupo Especial. "Vamos investir
mais 50% do que no ano passado (R$ 2 milhões) e queremos nos firmar como
uma escola média", afirmou, lembrando que a escola de apenas 20 anos
concorre com as tradicionais e quase centenárias Mangueira e Portela.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 11)(Denise Luna/Reuters)
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