[forum-prof] Ged e etc
lilia at ov.ufrj.br
lilia at ov.ufrj.br
Fri Jul 16 13:19:15 BRT 2004
Caro Luiz,
li sua entrevista "transgencia e aluguel de imagem" e, alem de achar muito
interessante, concordo que seria uma bom tema de discussao, para o qual seus
conhecimentos seriam valiosos. Meu único questionamento, não so' em relacao aa
entrevista, mas tambem em relacao aa sua resposta abaixo, é que voce passa a
impressao de julgar a maior parte dos academicos um amontoado de gente
egocentrica e mesmo anti-etica. Discordo que devamos nos basear no "lado
negro da forca" academica. Na minha vida profissional tive a grata satisfacao
de encontrar muitos colegas que pensam a universidade, a educacao de um modo
geral e a sociedade e trabalham duro (muito alem das 40hDE) tentando fazer sua
parte.
Para o "lado negro" da sociedade, inerente ao humano, existem os ajustes
inevitaveis das leis e conceitos (como transparece em sua entrevista).
Apesar de entender suas criticas e julga-las dignas de discussao, talvez de
fato eu não conheca a universidade; ao menos a parte da universidade que voce
denuncia; uma universidade em que o convivio me traga principalmente motivo
para criticar negativamente aqueles que não sejam do meu grupo de trabalho ou
que não tenham as mesmas diretrizes ou nortes do que eu.
Quanto aos seus comentarios sobre GED, lembro que dos 140 ptos, a maioria
(maximo de 120pt) pode ser obtida somente com cursos de graduacao (maximo de
120pt) e orientacao (maximo de 40 pt) . Alias, quem não obtiver no minimo 80
ptos na parte de cursos e orientacao nem tem direito aa pontuacao da parte
qualitativa (maximo de 60pt), que são os artigos, livros, etc). Ou seja, a GED
prioriza a graduacao. Mais ainda, o colega da sala ao lado e' responsavel por
homologar a primeira parte (cursos e orientacao, os quais deveriam estar
registrados oficialmente nos departamentos) e sobre o resto ele não opina e não
interfere (pode ser preenchido diretamente no SIGMA). Caso o colega ao lado
resolva homologar de forma leviana as atividades (fato que seria motivo de
sindicancia), e' absolutamente elementar corrigir (não conheco nenhum caso de
tal interferencia, mas se existe, deve-se denunciar com veemencia). Agora, é
verdade que a pontuacao é burra e que há pessoas que preenchem a parte
qualitativa (trabalhos pub., etc.) de ma fe', sem que isso seja controlado com
a devida cautela (mas quase inevitavelmente acaba sendo pego, ou pela capes, ou
por colegas ou etc.).
Não tenho o menor problemas com "crueza" de palavras. Passei quase 20 anos
ouvindo criticas (justas e injustas) aa minha instituicao e me orgulho de ter
participado do seu crescimento mesmo sob fogo cerrado.
Saudacoes Lilia
Citando "Prof. Luiz Eduardo" <luizeduardo at pharma.ufrj.br>:
> At 01:18 16/7/2004, you wrote:
> >Caro Luiz , qto aas suas criticas, observo que Carlos Frederico Leao Rocha
> >provavelmente estava se referindo a colegas "da sala ao lado", enquanto
> >que a GED e' julgada por comissao superior e, possivelmente mais isenta
> >(analogamente a qq comissao de orgao do gov preferencialmente constituida
> >por pessoas experientes em cada tema). Nao q o "colega da sala ao lado"
> >nao o possa ser, mas todos nos sabemos que a auto administracao/c ontrole/
> >julgamento de pequenos nucleos esta mais sujeito aa vicios politicos.
>
> OI, LILIA.
>
> O CONCEITO E PONDERAÇÃO DE CADA ITEM PONTUAVEL NÃO TÊM ASSOCIAÇÃO COM
> PRIORIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO.
> TEM QUE PRIORIZAR A GRADUAÇÃO.
> E NÃO TRABALHO PUBLICADO, LIVRO PUBLICADO ETC.
>
> E NÃO TEM NADA DISSO DE "SALA AO LADO".
> INCLUSIVE PORQUE ANTES DA COMISSÃO, QUEM ASSINA, QUEM ENCAMINHA PRA
> COMISSÃO, É ALGUEM DA SALA AO LADO SIM.
> FIQUE ISSO CLARO E DEFINITIVO.
>
>
> >Qto a "professor que coloca orientado de pós pra dar aula em disciplina
> >básica" eu, particularmente, nao conheco ninguem.
> >ENTÃO VOCÊ, ME DESCULPE, NÃO CONHECE A UNIVERSIDADE.
> MAS NÃO CONHECE MESMO.
> NÃO ESTOU FALANDO DE COISAS PONTUAIS, NEM DE EXCEPCIONALIDADES.
> E TEM MAIS...
> JA DEPOIS DE VELHO, JÁ DEPOIS DE TER SIDO CHEFE DE DEPTO NA UFRJ, FIZ
> VESTIBULAR E ENTREI COMO ALUNO DE GRADUAÇÃO.
> TEM QUE VOLTAR QUE SER ALUNO PRA TER A MEMORIA BEM REFRESCADA SOBRE O QUE É
> A UNIVERSIDADE.
>
> >qto a "Quem pensar em administrar diferente disso... não consegue se
> >eleger pra nada, nem pra chefiar Depto, nem pra presidir ANDES." eu ja fui
> >chefe de dep (se bem q pequeno) e guardo com muito apreco as brigacoes de
> >magisterio e a etica.
> NESTE TÓPICO NÃO TENHO COMO ARGUMENTAR MATERIALMENTE.
> MAS... NÃO SÓ AQUI, MAS EM TODAS AS DEMAIS UNIVERSIDADES, COMO É MESMO QUE
> SE CONSEGUE VOTOS ENTRE OS PARES ?
> QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS E RAZÕES QUE MOVEM O ELEITORADO INTERNO?
> ESTAREI VENDO ALUCINAÇÕES HA TANTOS ANOS?
>
> >qto a "reformas curriculares apenas pra abrir mais mercado pra mais
> >professor e
> >mais GED" acho muito simplorio e desrespeitoso com todos aqueles (acredito
> >que
> >sejam a maioria) que se esforcam muito para melhorar a universidade.
> >EU SÓ VEJO É PROFESSOR, AO OLHAR AS PROPOSTAS DE REFORMA CURRICULAR, IR
> >OLHAR DIRETO, E ESTRITAMENTE, O QUE DIZ RESPEITO ÀS DISCIPLINAS DELE,
> >DESPREZANDO TODO O RESTANTE.
> E VEJO COMISSOES TÃO ESVAZIADAS QUANDO AS ASSEMBLÉIAS DA ADUFRJ, O QUE É
> MUITO COERENTE, NÃO?
> E SÓ VEJO PROPOSTAS NO SENTIDO DE CRIAR MAIS DISCIPLINAS, AUMENTAR A CARGA
> HORARIO, TORNAR MAIS LONGOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO.
> PROPOSTAS MESQUINHAS, MEDIOCRES, CRIMINOSAS.
>
> >qto aa gente pedindo para sair das listas, o que acho uma atidude muitas
> >vezes
> >precipitada (devido sobrecarga de emails de professores, enquanto estao
> todos
> >os dias aas voltas com dezenas de spans) é um direito individual
> CLARO...
> É UM DIREITO DA MESMA NATUREZA E TAMANHO DO DIREITO DE NÃO IR ÀS
> ASSEMBLÉIAS E, MESMO ASSIM, ADERIR À GREVE, QUANDO UMA GREVE É ESTABELECIDA
> PELO VOTO DE APENAS NOVE PROFESSORES.
>
> NÃO ME QUEIRA MAL PELAS MINHAS OPINIÕES.
> NEM PELA CRUEZA COM QUE SÃO APRESENTADAS.
> NÃO É NADA PESSOAL.
> POR FAVOR.
> L.E.
>
> >saudacoes Lilia.
>
More information about the Forum-Prof
mailing list