[forum-prof] Da maioria silenciosa, ma non troppo...
Lucia Quental
luciaq at superig.com.br
Wed Jul 7 15:31:51 BRT 2004
Uma coisa é o formalismo democrático de que, havendo 2 a 1, ganha o lado que tem 2. Outra é representar um universo de 2mil profs com 20 ou 15, ou 7, ou mesmo com 100 pessoas. O número 100 não é cabalístico, apenas representa um pequeno passo positivo na direção de incluir os docentes da Universidade numa decisão que diz respeito a todos e traz consequências graves para todos. Há um conceito não formalizado no regimento da AD - via um quorum mínimo para decisões importantes como greve, ou algum mecanismo de consulta ou confirmação de decisão de assembléias -, que é o de legitimidade. A decisão por 3 votos a 2 pode ser regimental, mas é ilegítima. Já a decisão de 70 a 20 é mais legítima do que a de 7 a 1, p. ex. Mas a AD deve se esforçar para melhorar a participação dos docentes ainda mais, e não o contrário. Acho que é isso.
Quanto à violência de se fazer assembléia nas férias e votar uma greve que atinge a todos, é uma violência contra as expectativas dos docentes de que podem descansar uns poucos dias sem que a casa caia. Se decidirem fazer uma greve, nem a oportunidade de comparecer aa assembléia existe, pois muitos tiram 15 dias de férias em julho e não estão na cidade. É uma decisão de deliberadamente esvaziar as assembléias e não o contrário, como disse acima.
Alias, uma coisa que me incomoda é isso da sessão sindical funcionar em dependências da Universidade, como se fosse apenas uma AD, como foi em outros tempos. Deveria ser unificada para a região do grande Rio (incluindo a UFF), ou apenas do Rio, ter sede no centro da cidade, como todo sindicato que se preza, convocar assembléias por jornal, etc. As coisas seriam menos
compartimentalizadas, mais sérias, menos ad hoc do que hoje. E não teríamos assembléias em dia de aula, mas no fim de semana, como acontece com outros sindicatos.
Lucia Q.
----- Original Message -----
From: Prof. Luiz Eduardo
To: lilia at ov.ufrj.br
Cc:
Sent: Wednesday, July 07, 2004 2:25 PM
Subject: [forum-prof] Da maioria silenciosa, ma non troppo...
At 14:08 7/7/2004, you wrote:
caro Luiz, seja mais claro
se 12 a 0 ou 70 a 20 nao significam nada, entao a existencia de assembleias e a
propria AD nao significam nada. Alias, toda essa discussao tb nao significa
nada, e nao ha por que acatarmos ou discutirmos decisoes nacionais, certo?
lilia.
Olá, Lília.
Eu não tenho uma opinião formada.
Estou lendo e aprendendo e disposto a mudar minhas hipóteses, se surgirem argumentos consistentes.
Minha hipótese, pelo que li aqui, até o momento, é que tem um Grupo defendendo decisões tomadas por 50 a 20, tentando ridicularizar as decisões tomadas por 12 a 1.
E que tem colegas que acreditam, ou pelo menos assim argumentam, que é opressivo 20 votos imporem a paralização da universidade.
Este egroup me parece ótimo.
Aqui é possível colocar com mais espaço e tempo as idéias e os argumentos, do que nas Assembléias.
Alguma luz vai ter que sair daqui, enfim.
Eu creio.
E estas são as minhas dúvidas: haverá um grupo defendendo a legitimidade de 50 contra 20, em relação à legitimidade de 12 contra 1, ao mesmo tempo que reconhece, e protesta, que não vai conseguir colocar esses 50 em todas as assembléias, enquanto o outro grupo sempre consegue colocar os mesmos 20?
Sorry, mas eu faço parte daquele maioria de mais de 2000 que não comparecem às Assembléias e fico muito feliz ao ver, nesta discussão, tanta gente interessada em defender meus interesses.
(risos)
Cordialmente,
Luiz Eduardo
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.if.ufrj.br/pipermail/forum-prof/attachments/20040707/b632ee13/attachment.html>
More information about the Forum-Prof
mailing list