[Física IV]Pontilhismo - Um princípio físico aplicado à pintura

Regina Arcuri rcarcuri em yahoo.com.br
Domingo Abril 26 13:24:19 BRT 2015



    
|  Pontilhismo  |
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 Um princípio físico
 aplicado à pintura Pontilhismo é um estilo de pintura na qual as cores não primárias, não são geradas, através da mistura de pigmentos na paleta, nem usando pigmentos diretamente, mas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados na tela com as cores primárias.     Originalmente desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat, o movimento também está associada com Paul Signac e Henri-Edmond Cross. Quando as obras são vistas de longe, a certa distancia, os pontos com os quais as pinturas são feitos, não se conseguem distinguir, em lugar disso, produz-se um efeito visual que nos leva a perceber outras cores. Isto significa que, com o mesmo conjunto de primárias, os pointilhistas podem gerar uma gama de cores diferentes quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de mistura de cores.  O resultado é por vezes descrito como brilhante ou benéfico uma vez que é o olho do observador quem faz a mistura, e não o pincel. 
 Este efeito pode ser explicado a traves do conhecimento da teoria das cores e nos efeitos das cores aditivas e substractivas.  Geralmente quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da teoria da cor subtractive no trabalho. 
 Aqui, a mistura dos pigmentos das cores primárias produzem menos luz, por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelho, azul e amarelo (cores primárias subtractivas), obtemos uma cor negra.  Quando as cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da teoria aditiva da cor no trabalho. 
 Aqui, a mistura das luzes das três cores primárias produzem mais luz; por isso, se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtemos algo que se assemelha a luz branca.  O efeito brilhante no pointilhismp aumenta a partir do fato de que a mistura subtractiva é evitada e produz-se uma mistura mais próxima do efeito aditivo é obtida através do mesmo pigmentos.  O tipo de pincelada utilizada para a realização de pointilhismo é feita à custa dos tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para delinear textura.
 Como nos receptores de televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD, que baseiam-se em minúsculos pontos primárias vermelho, verde e azul para tornar a cor,  assim, pode ser considerado como uma espécie de Pontilhismo. As bases do pontilhismo encontram-se tanto nas idéias de vários físicos do fim do Século 19, entre os quais Hermann von Helmholtz, como na psicologia e na fisiologia da visão, na análise da luz e da cor, e na influência da própria pintura impressionista. HELMHOLTZ (Hermann VON), físico e fisiologista alemão (Potsdam, 1821 – Charlottenburg, 1894). Descobriu o papel dos sons harmônicos no timbre dos sons, e mediu a velocidade do influxo nervoso.      O pontilhismo foi um movimento pictórico pós-impressionista surgido na França em meados da década de 1880, como reação aos próprios impressionistas e à pintura oficial.      Sua característica central é a decomposição tonal mediante minúsculas pinceladas nitidamente separadas, mesmo a olho desarmado. Mais realistas
 do que o rei      Trata-se de uma conseqüência extrema dos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entremescladas, deixando à retina a tarefa de reconstituir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.      Também conhecido como punctilhismo, divisionismo, cromoluminarismo e neo-impressionismo, o pontilhismo teve como teóricos principais Georges Seurat e Paul Signac.      Signac chegou a escrever um tratado com o título  «De Eugène Delacroix ao neo-impressionismo» (1899). Outro representante do pontilhismo foi o italiano Giovanni Segantini. SEGANTINI (Giovanni), pintor italiano (Arco, 1858 - Schafberg, alta Engadine, 1899). Executou, à maneira divisionista, paisagens de montanhas. Uma relação
 complicada      Para os pontilhistas, entre as cores complementares deveria existir sempre uma relação exata, de modo que, a um tom de vermelho,  correspondesse outro de verde, e existisse entre ambos uma seção infinitesimal de suporte.      Nesse aspecto, afastavam-se dos impressionistas, que deliberadamente desleixavam tal relação fixa.      A justaposição das cores complementares, segundo um esquema matemático, emprestou ao pontilhismo um aspecto inconfundível, que os inimigos da tendência logo alcunharam de «pintura de confete». O mestre do
 pontilhismo      Seurat foi o mais notável dos pintores pontilhistas. Suas telas Um domingo de verão na Grande Jatte, (1884-1886; Instituto de Arte de Chicago), O desfile do circo (1887) e a inacabada obra-prima O circo (1890-1891) são admitidas unanimemente como os pontos culminantes do movimento.      O pontilhismo revelou-se particularmente apto a reproduzir uma atmosfera vibrante, de luz e calor. Foi também, de certo modo, uma das tendências que melhor anunciaram a abstração de cor e forma a que chegaria, anos depois, a pintura ocidental.      Signac produziu muitos escritos teóricos e pintou paisagens, marinhas, cenas de Paris e de outras cidades francesas por onde viajou. Fontes: Enciclopédia Britânica - 
               Enciclopédia Koogan Houaiss -              |

       

   
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