<html>
<body>
<font size=3><b><br><br>
Minhas aulas, na graduação, são todas, todas, todas... autorais.<br><br>
Desafio a encontrarem minhas aulas nos livros e revistas.<br><br>
Tudo que é trabalhado, em sala de aula, se origina de minhas
pesquisas.<br>
E´ tudo autoral.<br>
E´ tudo original.<br><br>
E´ tudo conhecimento gerado por mim...<br>
por meus orientados...<br>
e no entanto são conhecimentos que não cabem em revistas Qualis
A.<br><br>
<br>
Ora...<br>
eu não estou formando cientistas publiqueiros na graduação.<br>
Estou formando Farmacêuticos.<br><br>
As revistas Qualis A não trazem material para uso corriqueiro e direto no
cotidiano de um profissional de Farmácia, Nutrição ou Engenharia de
Alimentos.<br>
São informações distintas.<br><br>
Nem por isso...<br>
o conhecimento que eu produzo...<br>
deixa de ser Pesquisa...<br>
deixa de ser Original...<br>
deixa de ser Autoral.<br><br>
<br>
Uma grande fração desse conhecimento... foi gerado através de provocações
oriundas da Extensão.<br>
Extensão não é fazer assistencia porca ao lumpesinato nas filas dos
hospitais ou no Morro do Boréu.<br><br>
Nem como defendeu, um dia, o AMDF, que eu muito admiro, mas nisso ele
esteve terrivelmente equivocado...<br>
Extensão não é coisa pra se fazer de graça...<br>
merecendo complemento salarial apenas o que for pesquisa e serviços<br>
(sendo extensão uma voluntariedade filantrópica).<br><br>
Está na hora de reconstruirmos conceitos e práticas em Extensão.<br>
E isso depende de bolsas (não só para alunos), de recursos e de
reconhecimento (inclusive curricular).<br>
A UNIVERSIDADE TEM DE SER PLURAL.<br>
Ponto.<br><br>
<br>
MAS ESTÁ TAMBÉM NA HORA DE RECONSTRUIRMOS CONCEITOS, DEFINIÇÕES E
PRÁTICAS...<br>
do que é PESQUISA...<br>
dentro daquele tripé das universidades.<br><br>
<br>
São muitos os tipos de Pesquisa.<br>
Um deles deságua em Qualis A.<br>
Maravilha.<br>
Mas muitos tipos... se direcionam para APLICAÇÕES IMEDIATAS...<br>
dando resolução a problemas do cotidiano.<br><br>
<br>
Voltemos à Pesquisa.<br><br>
Aulas, numa UFRJ, têm de ser autorais.<br>
Os conhecimentos precisam ser renovados continuadamente.<br>
Os autores devem estar em contato direto com os alunos.<br><br>
MAS ISSO É TUDO QUE OS QUALIS A NÃO FAZEM.<br><br>
Eles pesquisam coisas que não modificam em nada as aulas na
graduação.<br>
Eles assumem disciplinas, pra botar no GED, no Lattes...<br>
mas não aparecem nas salas de aula...<br>
terceirizando o serviço para seus orientados de pos-grad.<br><br>
E os orientados de pos-grad dão aulas que são resumos boçais dos
livros-texto.<br><br>
As provas ?<br>
Ora...<br>
as provas, a avaliação do aprendizado, então...<br>
se restringe a ser um evento lotérico...<br>
que mede a sorte de quem recebeu a pergunta que mais sabia...<br>
e mede o rigor de sentar na frente, copiar a matéria toda, decorar as
pegadinhas (e, quando possivel, colar).<br><br>
<br>
OS PUBLIQUEIROS NÃO ESTÃO APENAS DENEGRINDO A IMAGEM DOS DEMAIS
PROFESSORES...<br>
ROTULANDO-NOS COMO IMPRODUTIVOS.<br><br>
Eles estão corroendo a qualidade do ensino de graduação.<br><br>
<br>
Palmas... para seus artigos em Qualis A.<br>
Esse trabalho merece aplauso.<br><br>
<br>
O que não pode é, com isso, querer parametrizar fascistamente a
universidade...<br>
o que não pode é...<br>
por causa da concorrencia por uma maldita bolsa do CNPq...<br>
por causa de pontuações em editais do CNPq...<br>
botar pra baixo, querer botar no lixo...<br>
todos os demais professores.<br><br>
<br>
Porque, aqui, se alguma coisa deveria estar no lixo...<br>
são, inversamente, as aulas dos grandes Qualis A...<br>
que não são dadas por eles, mas por seus orientados...<br>
e que não trazem nenhuma inovação da Pesquisa...<br>
mas apenas uma apostilagem de algum livro texto usado em
fragmentos.<br><br>
<br>
NÃO ME OBRIGUEM A FALAR SÉRIO.<br>
Por favor.<br><br>
<br>
Aliás... estou de férias desde o dia 01 de janeiro.<br>
Mas enfrentei o calorão do Fundão... e da Linha Vermelha...<br>
pra fazer reunião com orientados, o dia inteiro...<br><br>
e estou o dia inteiro trabalhando, todo dia, férias ou não...<br>
agora organizando um congresso de Educação Tutorial, para março, no
Quinhentão.<br><br>
<br>
Eu, o improdutivo, Assistente 2.<br><br>
L.E.<br><br>
<br>
</b>========================================== </font></body>
</html>