<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3562" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG>Leandro: </STRONG></SPAN></FONT></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG></STRONG></SPAN></FONT> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG>Agradeço pela leitura de mais uma de suas 
análises bem fundamentadas e esclarecedoras.</STRONG></SPAN></FONT></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG></STRONG></SPAN></FONT> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG>Essa discussão sobre LIXO (muito bem lançada e 
abordada) complementa o que tem sido dito de várias maneiras nesse 
Forum:</STRONG></SPAN></FONT></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG></STRONG></SPAN></FONT> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG>1o - substituiram os catedráticos educadores 
por doutores publicadores;</STRONG></SPAN></FONT></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG></STRONG></SPAN></FONT> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG>2o - cada PhDeus quer seu espaço laboratorial 
ou de consultoria para obter maior remuneração mensal e prestígio estatístico ou 
científico;</STRONG></SPAN></FONT></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG></STRONG></SPAN></FONT> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG>3o - o número de laboratórios de ensino para 
graduandos é menor que o correspondente para pesquisas experimentais ou 
computacionais.</STRONG></SPAN></FONT></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG></STRONG></SPAN></FONT> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG>4o - cada um por si e... 
</STRONG></SPAN></FONT></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
class=406315323-11012010><STRONG></STRONG></SPAN></FONT> </DIV>
<DIV><SPAN class=406315323-11012010><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2><STRONG>Há uns 30 anos, o Prof. Catedrático Bernardo Mascarenhas da 
Escola de Química leu num congresso de engenharia química os títulos de algumas 
teses de mestrado e motivou boas gargalhadas na platéia formada de profissionais 
atuantes nas empresas...</STRONG></FONT></SPAN></DIV>
<DIV><SPAN class=406315323-11012010><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2><STRONG></STRONG></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV><SPAN class=406315323-11012010><STRONG><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2>Na última década, o Prof. Catedrático Kurt Politzer da Escola de 
Química apresentou num evento do Conselho Regional de Química os dados 
sobre a baixíssima produção de patentes no Brasil e o cenário deve continuar 
sendo o mesmo.</FONT></STRONG></SPAN></DIV>
<DIV><SPAN class=406315323-11012010></SPAN> </DIV>
<DIV><SPAN class=406315323-11012010><STRONG><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2>O dramático nesse antagonismo acadêmico (publicar teses de PG ou elaborar 
pedidos de patentes) é que as universidades deixam aos inventores o encargo 
de procurar clientes para adquirir as patentes e... as nossas caem 
rapidamente em domínio público, porque é caro pagar as taxas no Brasil e 
revalidar para o exterior e não temos verbas para sua 
manutenção. </FONT></STRONG></SPAN></DIV>
<DIV><SPAN class=406315323-11012010></SPAN> </DIV>
<DIV><SPAN class=406315323-11012010><STRONG><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2>AZ</FONT></STRONG> </SPAN></DIV>
<DIV><FONT face=Arial color=#0000ff size=2></FONT><BR></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left>
<HR tabIndex=-1>
<FONT face=Tahoma size=2><B>De:</B> forum-prof-bounces@if.ufrj.br 
[mailto:forum-prof-bounces@if.ufrj.br] <B>Em nome de 
</B>leandrofilho@uol.com.br<BR><B>Enviada em:</B> segunda-feira, 11 de janeiro 
de 2010 21:15<BR><B>Para:</B> Luiz Eduardo email<BR><B>Cc:</B> 
FORUM-prof@listas.if.ufrj.br<BR><B>Assunto:</B> Re: [forum-prof] L.I.X.O... 
in-recicláv el & CHICOTE inócuo...<BR></FONT><BR></DIV>
<DIV></DIV>
<P>Prezados,</P>
<P>Penso que boa parte do mal-estar na avaliação do desempenho acadêmico, 
resulte do emprego da palavra "produtividade" e de sua inevitável associação com 
os códigos do economicismo capitalista.</P>
<P>Como o trabalho docente jamais se prestou à tangibilidade típica do modo de 
produção capitalista, não sendo sequer "produtivo" do ponto de vista econômico, 
determinar parâmetros para uma avaliação justificadora da remuneração dos 
professores, o ítem mais dispendioso de qualquer sistema educacional (mesmo 
quando são mal pagos), constitui a tarefa mais difícil e quase sempre inglória 
da maioria dos gestores de educação.</P>
<P>E como o que se pretende sempre é o ajuste dessa avaliação aos dogmas da 
economia capitalista, quase sempre os principais parâmetros de produtividade 
remetem à redução de carga horária dos cursos (é preciso aligeirar a 
formação!),com aumento acentuado da carga horária docente (professor-horista) ao 
aumento da relação professor-aluno (tem ex-Reitor que não vê problemas se for de 
1:300 ou superior) e no caso mais especifico e hegemônico entre os professores 
universitários, a massiva publicação  de artigos.</P>
<P>Nesse último ítem, são abundantes os relatos de publicadores tão 
"produtivos", que a impressão é de que os numerosos artigos tão febrilmente 
elaborados, podem ter sido na verdade... psicografados.</P>
<P>A questão maior, é que enquanto a menoridade acadêmica continuar grassando no 
ensino superior, mais capitalista tenderá a ser a avaliação dos docentes 
universitários, os quais serão  ainda submetidos, cada vez mais, 
aos esquemas "meritocráticos" de diferenciação salarial por meio de bolsas ou 
outras formas de estímulo pecuniário, outra grande tradição herdada do 
capitalismo industrial.</P>
<P>E não é nada fácil superar esse estado de coisas, exatamente porque o 
capitalismo é o sistema-mundo vigente, como lembra Wallerstein, além do fato de 
que os docentes universitários em quase todo o mundo, abraçam serenamente a tese 
da naturalização da produtividade acadêmica.</P>
<P>Donde tendem em sua maioria, a acatar como igualmente natural, a 
competitividade sem exclusão de golpes, incluindo publicações por vezes 
fraudulentas, além de atos de explícito vampirismo intelectual, numa espécie de 
conformidade com uma variante do darwinismo que jamais foi endossada por Darwin, 
mas apenas por alguns dos seus mais equivocados intérpretes, como Spencer e 
Weber.</P>
<P>Com efeito, até Marx andou escrevendo umas boas bobagens sobre Darwin, tendo 
sido por sinal, categoricamente desautorizado pelo próprio naturalista 
inglês.</P>
<P>Assim sendo, diante dessas consideráveis dificuldades, já seria de bom 
tamanho se os professores principiassem pela rejeição gradual dessa infame 
expressão "produtividade acadêmica", a qual somente lhes minora e falseia a 
função social, já que o trabalho docente não é por natureza produtivo, 
empregando ao invés disso, o termo proficuidade acadêmica ou proficuidade 
intelectual.</P>
<P>Sem embargo, proficuidade é uma palavra que tem mais a ver com proficiência, 
maestria, capacidade apurada e com atividades que resultam em efeitos 
proveitosos, sendo portanto mais próxima da elaboração intelectual maior, o que 
se espera enfim como resultante da prática laboral dos docentes 
universitários.</P>
<P>Além disso. proficuidade tem mais a ver com legado, do que com 
produtividade.</P>
<P>Pensado nessas expressões, será que Kant, Einstein ou Heinsenberg, devem ser 
mais bem lembrados como "produtivos" ou como profícuos?</P>
<P>Não sei quanto a vocês, mas de minha parte, nem mesmo o fato de eles nos 
terem legado inúmeros textos ou trabalhos de caráter acadêmico, serve para 
considerá-los como simplesmente "produtivos".</P>
<P>Penso que para muito além dessa estreita visão, eles estiveram, isso sim, 
entre os mais profícuos e prolíficos acadêmicos de todos os tempos.</P>
<P>E só isso já nos deveria levar a entender, que "avaliar produtividade" de 
professor, principalmente a partir de códigos ou esquemas típicos do 
economicismo capitalista, é antes de tudo um grosseiro equívoco em qualquer 
instância da gestão educacional.</P>
<P>Abraços,</P>
<P>Leandro</P>
<P> </P>
<P> </P>
<P> </P>
<P> </P>
<P style="TEXT-ALIGN: center">Atenciosamente,</P>
<P style="TEXT-ALIGN: center">Leandro Nogueira<BR>Doutor em Educação 
Física<BR>Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física<BR>EEFD-UFRJ</P>
<P><FONT face=Arial color=#0000ff size=2></FONT> </P>
<P><BR><BR>Em 11/01/2010 19:27, <STRONG><SPAN>Luiz Eduardo email < 
luizeduardo.email@yahoo.com.br ></SPAN></STRONG> escreveu:</P>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-LEFT: 1ex; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; BORDER-LEFT: #6868cc 2px solid"><BR><SPAN 
  style="FONT-SIZE: small">At 17:22 11/1/2010 -0200, you wrote:<BR>
  <BLOCKQUOTE class=cite>Essa estoria já fez aniversário. Ver por ex. 
    (novembro 2008)<BR><BR><A 
    href="http://scholarlykitchen.sspnet.org/2008/11/25/elsevier-math-editor-controversy/" 
    target=_blank>http://scholarlykitchen.sspnet.org/2008/11/25/elsevier-math-editor-controversy/</A> 
    <BR><BR>e, como comentário correto sobre o tema (final do 
    artigo):<BR><BR>''The problem is not that he published 5 articles in his own 
    journal. <BR>The problem is that he’s published <A 
    href="http://www.scirus.com/srsapp/search?q=%28au%3AEl+AND+au%3ANaschie%29&t=all&sort=0&g=s" 
    target=_blank>over 300 articles</A> in his own journal since 1993. 
    ''<BR><BR>Agora, por curiosidade, qto de fato é relevante e ''honesto'' em 
    suas publicacoes?<BR><BR>Afinal, conheci um gajo produtivo que tambem 
    simulava publicacoes, <BR>que eram de fato resumos ( para ''fazer numero'', 
    para<BR>dar ''mais peso ao seu nicho'' - argumentos dados sem o menor 
    pudor)<BR><BR>O que leva uma pessoa produtiva a falsificar descaradamente 
    quando isso,<BR>de fato, nao é necessario?<BR><BR>Esse é um tema 
    interessante, digno de artigo. Alias, como será que <BR>evoluiram essas 
    taticas na historia da ciencia e as respectivas 
  estatísticas?</BLOCKQUOTE><BR><BR><BR><BR></SPAN><SPAN 
  style="FONT-SIZE: small; COLOR: #000080"><STRONG>O que é desonesto não é 
  publicar ou não publicar no proprio jornal.<BR><BR>Desonesto é impor as 
  publicações como único e opressor indicador de produção e 
  produtividade.<BR><BR><BR>Se os concursos públicos fossem feitos com 
  inteligencia e honestidade...<BR><BR>Se o ingresso no quadro de professores 
  fosse por critérios inteligentes e honestos...<BR><BR>Se quem entrasse aqui 
  fosse...<BR>DE 
  VERDADE...<BR>professor...<BR>pesquisador...<BR>intelectual...<BR><BR>ora, não 
  precisaria AVALIAR PRODUTIVIDADE NENHUMA.<BR><BR><BR>E, ao impor tais 
  indicadores... estamos fazendo o quê ?<BR><BR>Ora... estamos querendo inventar 
  chicotes pra fazer intelectual pensar...<BR>pra fazer cientista 
  publicar...<BR><BR><BR>ORA...<BR>ESSE CHICOTE SÓ FUNCIONA EM CIMA DE QUEM É O 
  OBRIGADO A FAZER O QUE NÃO SABE, O QUE NÃO QUER, O QUE N ÃO PODE.<BR><BR><BR>E 
  então... <BR>dá nisso aí...<BR><BR>UM MEDIOCRE INSTRUMENTO DE ESTÍMULO À 
  PRODUTIVIDADE DE MEDIOCRES.<BR><BR><BR>Por 
  favor...<BR><BR><BR>L.E.<BR><BR>========================================</STRONG></SPAN><STRONG></STRONG> 
  <BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>