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SIGCOLOR="30975">
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4">Cara Maria Silvia e demais 
colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4"></FONT> </DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4">O assunto surgiu de uma observação 
do Felipe: "<FONT style="BACKGROUND-COLOR: #ffffff">Acho que o Consuni e a 
Reitoria devem lançar um processo de Estatuinte da UFRJ, aproveitando as 
discussões da Reforma Universitária, a crise da FND, o problema <BR>do número 
excessivo de professores substitutos no CLA (atualmente quase 50% 
[...]"</FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4"><FONT 
style="BACKGROUND-COLOR: #ffffff">Aproveitei para mencionar o problema da 
linguística que me preocupa há muito tempo. É um problema invisível, se nós da 
linguística não o mencionarmos. Quer dizer, não há apenas o problema de 50% de 
substitutos no CLA, mas também o da área da 
linguística... </FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4"><FONT 
style="BACKGROUND-COLOR: #ffffff"></FONT> </DIV></FONT>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4">Concordo com você qdo diz "O 
inverso é que não se aplica, ou seja, considerar a Lingüística como base 
prioritária da grade curricular do curso. Seria o mesmo que tomar a Pedagogia 
como pilar da avaliação do ensino" [veja abaixo]. </FONT></DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4"></FONT> </DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4">Claro que a linguística é a base 
teórica (mas não curricular) de quem quer refletir sobre língua, qualquer língua 
humana, inclusive latim e grego. Não há</FONT><FONT 
style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4"> nenhum aspecto de línguas que não 
interesse à linguística e se algum fenômeno "morfológico e/ou semântico" 
existe em alguma língua e que as teorias não dão conta de explicar, estendem-se 
as teorias.  É assim que as teorias se desenvolvem na linguística. Mas 
não creio que deva constar do curso de letras como 4 disciplinas introdutórias 
aos vários cursos. Deveriam vir mais adiante, talvez no meio do curso - depois 
de um ciclo básico de 2 anos - pq os alunos não estão conseguindo seguir as 
abstrações próprias da linguística. O resultado é pior do que não ter nenhuma 
linguística. O mesmo se passa com fonoaudiologia para quem oferecemos mais 
cursos do que para letras (7 disciplinas obrigatórias).</FONT></DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4"></FONT> </DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4">O fato de v. citar Bakhtin, um 
autor do início da século passado interessado em literatura e com alguns 
interessantes insights sobre a fala em interação, em relação à linguística 
bem mostra como sua (dela) "imerção'" na área de letras tem contribuído para 
misturar modelos e escamotear as questões que ocupam os linguistas. Em outras 
palavras, o que reinvidico é um espaço acadêmico próprio para a linguística. Não 
quero ter que defender um espaço que a linguística já ocupa no primeiro mundo 
desde as primeiras décadas do século passado. No mais estamos de 
acordo.</FONT></DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4"></FONT> </DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4">Um abraço da colega</FONT></DIV>
<DIV><FONT style="BACKGROUND-COLOR: #feebd4">Lucia Q.</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=maria.a.dasilva@terra.com.br 
  href="mailto:maria.a.dasilva@terra.com.br">Maria A. Silva</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=luciaq@superig.com.br 
  href="mailto:luciaq@superig.com.br">Lucia Q.</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=forum-prof@listas.if.ufrj.br 
  href="mailto:forum-prof@listas.if.ufrj.br">forum-prof@listas.if.ufrj.br</A> 
  </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Saturday, January 01, 2005 2:57 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [forum-prof] Algumas 
  propostas para a UFRJ...</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <TABLE id=INCREDIMAINTABLE cellSpacing=0 cellPadding=2 width="100%" 
    border=0><TBODY>
    <TR>
      <TD id=INCREDITEXTREGION 
      style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 0px; FONT-SIZE: 12pt; PADDING-BOTTOM: 0px; CURSOR: auto; PADDING-TOP: 0px" 
      vAlign=top width="100%">
        <DIV>  
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Boa 
        tarde, colegas do forum-prof. E que tenham, todos, um excelente 
        2005.</FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT 
        color=#000000> </FONT></o:p></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Andei 
        afastada das discussões por encontrar-me em licença médica, para 
        tratamento fisioterápico. Não tenho usado muito o computador, mas o 
        e-mail da colega Lucia me incita a apresentar alguns comentários. Não 
        sei bem como surgiu o assunto, não recebi outras mensagens a respeito. 
        Então falo apoiando-me no que pude apreender do texto.</FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT 
        color=#000000> </FONT></o:p></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Olha, 
        Lucia, está havendo algum problema de interpretação. Em primeiro 
        lugar, o número expressivo de pesquisas de IC e teses em Lingüística 
        desmente a suposição de que, 
        na Letras, ela seja apenas "secundária", um 
        mero suporte. Pelo contrário. Muitos docentes nossos, tanto 
        de Vernáculas quanto dos departamentos de línguas estrangeiras, têm 
        formação pós-graduada na área. O inverso é que não se aplica, ou 
        seja, considerar a Lingüística como base prioritária da grade 
        curricular do curso. Seria o mesmo que tomar a Pedagogia como pilar da 
        avaliação do ensino. Nenhuma área deve prevalecer sobre as demais, o que 
        se deve pensar urgentemente é um meio eficaz de gerenciamento e 
        aplicação prática das disciplinas. Elas deveriam integrar saberes em vez 
        de compartimentá-los.</FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT 
        color=#000000> </FONT></o:p></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>O que 
        dizer, por exemplo, da análise do discurso, tão em voga, que utiliza 
        base lingüística atrelada à fundamentação teórica da crítica literária? 
        Sim, porque, como bem lembra minha colega Silvia Cárcamo, as teorias 
        bakhtinianas (por exemplo) citadas nos estudos dessa área têm a 
        literatura como objeto de análise, não a linguagem ou a língua em 
        si.</FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT 
        color=#000000> </FONT></o:p></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>A 
        Lingüística nos fornece meios objetivos para a compreensão do 
        funcionamento estrutural da linguagem e por isso é importante para o 
        estudo das línguas em sua dinâmica. Mas não vejo porque eliminar o latim 
        e o grego da grade curricular de Letras – se esta é a proposta -, pois, 
        apesar de “mortos”, estão na origem de muitos idiomas, entre eles o 
        nosso. Existem aspectos morfológicos e semânticos nessas línguas que a 
        lingüística, apenas, não saberia contemplar. E isso, um futuro 
        profissional em Letras, sobretudo aquele que irá lecionar português, tem 
        que saber.</FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT 
        color=#000000> </FONT></o:p></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT 
        color=#000000>Outros cadáveres preocupam mais... O péssimo desempenho 
        dos vestibulandos na prova de redação é um sintoma alarmante. Alguém da 
        lista mencionou que as provas de redação deveriam ser corrigidas por 
        profissionais de Comunicação e não de Letras. Mas para se comunicar é 
        preciso, antes de mais nada, entender e se fazer entender sem equívocos. 
        Ninguém desprovido do domínio de sua própria língua poderá fazê-lo. 
        </FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT 
        color=#000000> </FONT></o:p></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT 
        color=#000000>Abraços,</FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Maria 
        A. Silva</FONT></P>
        <P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT 
        color=#000000>Neolatinas – Fac. Letras UFRJ</FONT></P></DIV>
        <DIV> </DIV>
        <DIV id=IncrediOriginalMessage><I>-------Original 
        Message-------</I></DIV>
        <DIV> </DIV>
        <DIV id=receivestrings>
        <DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>From:</B></I> <A 
        href="mailto:luciaq@superig.com.br">Lucia Q.</A></DIV>
        <DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>Date:</B></I> 01/01/05 
        12:42:33</DIV>
        <DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>To:</B></I> <A 
        href="mailto:lilia@ov.ufrj.br">Lilia Irmeli Arany Prado</A>; <A 
        href="mailto:coelho@if.ufrj.br">Luiz Felipe de Souza Coelho</A></DIV>
        <DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>Cc:</B></I> <A 
        href="mailto:forum-prof@listas.if.ufrj.br">forum-prof@listas.if.ufrj.br</A></DIV>
        <DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>Subject:</B></I> Re: 
        [forum-prof] Algumas propostas para a UFRJ...</DIV></DIV>
        <DIV> </DIV>
        <DIV>Caro Felipe,</DIV>
        <DIV>O que não faz sentido no CLA é linguística, que está longe de ser 
        letras, ou</DIV>
        <DIV>outra área qualquer a não ser a antropologia ou as ciências da 
        cognição, que</DIV>
        <DIV>não temos na UFRJ. Hoje acha-se dividida (graças à gloriosa 
        revolução e ao</DIV>
        <DIV>autoritarismo que imperou na UFRJ) em 2 partes, 1 na Letras e 1 no 
        MN, na</DIV>
        <DIV>Antropologia Social. A linguística, que tem potencial de ser um 
        curso 7 e de</DIV>
        <DIV>se ocupar do seu campo de estudos, fica enxugando gelo na Letras, 
        prestando</DIV>
        <DIV>serviço aos cursos de Letras (tal como a matemática faz p/ outros 
        cursos),</DIV>
        <DIV>que não se interessam em sua maioria pelas questões da 
        linguística.</DIV>
        <DIV>As outras áreas de Letras vêem a linguística como uma disciplina 
        ancilar de</DIV>
        <DIV>português, que não entendem e não querem entender. (Podemos 
        continuar dando</DIV>
        <DIV>apoio a essas áreas, mas como disciplinas optativas, já que o aluno 
        e o</DIV>
        <DIV>professor de letras, via de regra, não aceitam o modelo da 
        linguística para</DIV>
        <DIV>as lingua(gem)s humanas. Preferem manter um "latim genérico"e um 
        "grego</DIV>
        <DIV>genérico'" no currículo, com 2 anos obrigatórios, que supostamente 
        dariam</DIV>
        <DIV>aos alunos um modelo para pensarem línguas. Ou seja, gostam do 
        modelo</DIV>
        <DIV>medieval de línguas).</DIV>
        <DIV>Isso, em um país com mais de 200 línguas indígenas que não 'cabem 
        no modelo</DIV>
        <DIV>latino" e muitíssimas línguas européias e asiáticas faladas como 
        língua</DIV>
        <DIV>materna. É um descalabro!</DIV>
        <DIV>Enquanto tentamos em vão "desemburrar" alunos de letras, 
        estrageiros do SIL,</DIV>
        <DIV>Novas tribos, CEU, CIMI e sei lá que mais estão ativos nas 
        tribos</DIV>
        <DIV>brasileiras convertendo índios! E o governo brasileiro dá graças a 
        deus por</DIV>
        <DIV>termos um país com uma só língua e uma só cultura. É de 
        chorar.</DIV>
        <DIV>Bom, como desabafo de fim de ano chega. Bom 2005 para todos 
        nós.</DIV>
        <DIV>Lucia Q.</DIV>
        <DIV> </DIV></TD></TR>
    <TR>
      <TD id=INCREDIFOOTER width="100%">
        <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%">
          <TBODY>
          <TR>
            <TD width="100%"></TD>
            <TD id=INCREDISOUND vAlign=bottom align=middle></TD>
            <TD id=INCREDIANIM vAlign=bottom 
      align=middle></TD></TR></TBODY></TABLE></TD></TR></TBODY></TABLE></BOD Verdana 
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  <HR>

  <P></P>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by AVG 
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  30/12/2004<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>