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<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Boa tarde, colegas do forum-prof. E que tenham, todos, um excelente 2005.</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p><FONT color=#000000> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Andei afastada das discussões por encontrar-me em licença médica, para tratamento fisioterápico. Não tenho usado muito o computador, mas o e-mail da colega Lucia me incita a apresentar alguns comentários. Não sei bem como surgiu o assunto, não recebi outras mensagens a respeito. Então falo apoiando-me no que pude apreender do texto.</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT color=#000000> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Olha, Lucia, está havendo algum problema de interpretação. Em primeiro lugar, o número expressivo de pesquisas de IC e teses em Lingüística desmente a suposição de que, na Letras, ela seja apenas "secundária", um mero suporte. Pelo contrário. Muitos docentes nossos, tanto de Vernáculas quanto dos departamentos de línguas estrangeiras, têm formação pós-graduada na área. O inverso é que não se aplica, ou seja, considerar a Lingüística como base prioritária da grade curricular do curso. Seria o mesmo que tomar a Pedagogia como pilar da avaliação do ensino. Nenhuma área deve prevalecer sobre as demais, o que se deve pensar urgentemente é um meio eficaz de gerenciamento e aplicação prática das disciplinas. Elas deveriam integrar saberes em vez de compartimentá-los.</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT color=#000000> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>O que dizer, por exemplo, da análise do discurso, tão em voga, que utiliza base lingüística atrelada à fundamentação teórica da crítica literária? Sim, porque, como bem lembra minha colega Silvia Cárcamo, as teorias bakhtinianas (por exemplo) citadas nos estudos dessa área têm a literatura como objeto de análise, não a linguagem ou a língua em si.</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT color=#000000> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>A Lingüística nos fornece meios objetivos para a compreensão do funcionamento estrutural da linguagem e por isso é importante para o estudo das línguas em sua dinâmica. Mas não vejo porque eliminar o latim e o grego da grade curricular de Letras – se esta é a proposta -, pois, apesar de “mortos”, estão na origem de muitos idiomas, entre eles o nosso. Existem aspectos morfológicos e semânticos nessas línguas que a lingüística, apenas, não saberia contemplar. E isso, um futuro profissional em Letras, sobretudo aquele que irá lecionar português, tem que saber.</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT color=#000000> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Outros cadáveres preocupam mais... O péssimo desempenho dos vestibulandos na prova de redação é um sintoma alarmante. Alguém da lista mencionou que as provas de redação deveriam ser corrigidas por profissionais de Comunicação e não de Letras. Mas para se comunicar é preciso, antes de mais nada, entender e se fazer entender sem equívocos. Ninguém desprovido do domínio de sua própria língua poderá fazê-lo. </FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT color=#000000> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Abraços,</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Maria A. Silva</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT color=#000000>Neolatinas – Fac. Letras UFRJ</FONT></P></DIV>
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<DIV id=IncrediOriginalMessage><I>-------Original Message-------</I></DIV>
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<DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>From:</B></I> <A href="mailto:luciaq@superig.com.br">Lucia Q.</A></DIV>
<DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>Date:</B></I> 01/01/05 12:42:33</DIV>
<DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>To:</B></I> <A href="mailto:lilia@ov.ufrj.br">Lilia Irmeli Arany Prado</A>; <A href="mailto:coelho@if.ufrj.br">Luiz Felipe de Souza Coelho</A></DIV>
<DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>Cc:</B></I> <A href="mailto:forum-prof@listas.if.ufrj.br">forum-prof@listas.if.ufrj.br</A></DIV>
<DIV dir=ltr style="FONT-SIZE: 11pt"><I><B>Subject:</B></I> Re: [forum-prof] Algumas propostas para a UFRJ...</DIV></DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Caro Felipe,</DIV>
<DIV>O que não faz sentido no CLA é linguística, que está longe de ser letras, ou</DIV>
<DIV>outra área qualquer a não ser a antropologia ou as ciências da cognição, que</DIV>
<DIV>não temos na UFRJ. Hoje acha-se dividida (graças à gloriosa revolução e ao</DIV>
<DIV>autoritarismo que imperou na UFRJ) em 2 partes, 1 na Letras e 1 no MN, na</DIV>
<DIV>Antropologia Social. A linguística, que tem potencial de ser um curso 7 e de</DIV>
<DIV>se ocupar do seu campo de estudos, fica enxugando gelo na Letras, prestando</DIV>
<DIV>serviço aos cursos de Letras (tal como a matemática faz p/ outros cursos),</DIV>
<DIV>que não se interessam em sua maioria pelas questões da linguística.</DIV>
<DIV>As outras áreas de Letras vêem a linguística como uma disciplina ancilar de</DIV>
<DIV>português, que não entendem e não querem entender. (Podemos continuar dando</DIV>
<DIV>apoio a essas áreas, mas como disciplinas optativas, já que o aluno e o</DIV>
<DIV>professor de letras, via de regra, não aceitam o modelo da linguística para</DIV>
<DIV>as lingua(gem)s humanas. Preferem manter um "latim genérico"e um "grego</DIV>
<DIV>genérico'" no currículo, com 2 anos obrigatórios, que supostamente dariam</DIV>
<DIV>aos alunos um modelo para pensarem línguas. Ou seja, gostam do modelo</DIV>
<DIV>medieval de línguas).</DIV>
<DIV>Isso, em um país com mais de 200 línguas indígenas que não 'cabem no modelo</DIV>
<DIV>latino" e muitíssimas línguas européias e asiáticas faladas como língua</DIV>
<DIV>materna. É um descalabro!</DIV>
<DIV>Enquanto tentamos em vão "desemburrar" alunos de letras, estrageiros do SIL,</DIV>
<DIV>Novas tribos, CEU, CIMI e sei lá que mais estão ativos nas tribos</DIV>
<DIV>brasileiras convertendo índios! E o governo brasileiro dá graças a deus por</DIV>
<DIV>termos um país com uma só língua e uma só cultura. É de chorar.</DIV>
<DIV>Bom, como desabafo de fim de ano chega. Bom 2005 para todos nós.</DIV>
<DIV>Lucia Q.</DIV>
<DIV> </DIV></TD></TR>
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