<html>
<body>
Prezados Luiz Eduardo e demais colegas <br><br>
É ótimo que você tenha criticado a idéia de que o aluno aprende mais
tendo mais aulas expositivas, essa idéia não resiste ao teste da
realidade<br>
embora esteja presente na LDB. O aluno aprende mais se estudar mais e os
objetivos da aula, dos livros e do contato com o professor e com outros
colegas são o de ajudá-lo e o de motivá-lo para fazer isso. O exagero de
aulas até vai na direção oposta, onde o professor fica esmiuçando
problemas, o que seria melhor se o próprio aluno fizesse. O primeiro
livro de Didática moderna, a Didacta Magna escrita no século XVII por
Comenius, começa dizendo: "A proa e a popa de nosso método tem de
ser que os estudantes aprendam mais e os professores ensinem menos".
<br><br>
Quanto à carga de 6 ou 8 horas semanais para o professor, ela não é um
impedimento para nossas outras atividades, como pesquisa, administração,
escrita de livros, etc. O que ao meu ver impede é a nossa infraestrutura
administrativa e técnica precária, pois temos que fazer quase tudo. A
situação é tão absurda que o meu departamento está sem
secretária/secretário faz uns cinco anos e não fez diferença alguma! A
nossa salvação tem sido a informática ( facilita a redação de textos, a
matrícula dos alunos, o envio de graus ao DRE e aos alunos, a obtenção de
informações acadêmicas, etc) e a instalação de telefones nas salas.
<br><br>
Este forum tem cerca de 130 participantes, o que é muito pouco mas
é mais do que a maioria das assembléias da nossa AD. Essas pessoas tem
claramente opiniões diversas sobre assuntos diversos. Por exemplo eu
acabei de ser eleito para o CEG onde estamos discutindo cotas,
vestibular, curso noturno e o papel da UFRJ no combate à exclusão social.
Ontem ficamos discutindo isso de 9 da manhã às 2 da tarde. Eu e a maioria
do CEG discordamos de cotas, mas há muitas pessoas que respeito que
concordam com elas. Vou tentar trazer essas discussões para este forum,
até para me ajudar a esclarecer minhas idéias ouvindo opiniões de outros.
Já outras pessoas podem estar motivadas para discutir outros problemas -
a aposentadoria dos docentes, a ANDES, a campanha salarial, a desordem
administrativa de unidades específicas, a habitabilidade do Fundão, etc -
e tem pensamentos opostos sobre cada um desses assuntos! Fica tudo um
pouco confuso. Uma saída seria ter uma revista online, onde as pessoas
escrevessem textos que ficariam mais acessíveis, mas não tenho idéia de
como se faz isso e a UFRJ já tem diversas revistas online. Enfim,
enquanto não há essa revista estes foruns não são tão maus, porque rompe
um pouco o isolamento das unidades.<br><br>
Abraços, Felipe<br>
PS: A participação de todos neste forum é bem-vinda. Caso alguém deseje
entrar ou sair, por favor me mande um mail (eu 'estou' coordenador do
forum). <br>
PS2: Tenho esse livro do Comenius (edição da Estácio de Sá!!!). Quem
desejar posso emprestá-lo, é só me procurar na sala 310, bloco A, ed. do
CT, Fundão.<br>
At 12:16 15/07/04 -0300, you wrote:<br><br>
<blockquote type=cite class=cite cite>At 11:00 15/7/2004, you
wrote:<br>
<blockquote type=cite class=cite cite>Existe, o contrato de trabalho que
explicitamente obriga a, no mínimo, oito horas <br>
semanais de sala de aula. Só que quem controla é colega
...</blockquote><br><br>
<b>Mas também é colega quem confere e concede GED.<br><br>
E me parece que continua tendo professor que coloca orientado de pós pra
dar aula em disciplina básica, de primeiros períodos, onde é justamente
mais imprescindivel a presença de professor experiente, pra não ficar
dando aula de ciências como se estivesse preparando pro
vestibular.<br><br>
Quem pensar e administrar diferente disso... não consegue se eleger pra
nada, nem pra chefiar Depto, nem pra presidir ANDES.<br><br>
Não bastando, muitas das reformas curriculares, estimuladas pelo MEC,
terminam caminhando no sentido inverso do pretendido, aumentando carga de
horária de aluno, prolongando sem necessidade a duração do curso, apenas
pra abrir mais mercado pra mais professor e mais GED (o pior é que depois
as aulas não ocupam todo o espaço programado na grade curricular e é só
pra constar).<br><br>
Muitos problemas pra tão pouca gente nas Assembléias.<br>
Não sei como vim parar nesta Lista. Mas vejo de vez em quando gente
pedindo pra sair.<br>
Tudo a ver.<br><br>
L.E.</b> <br>
---<br>
Incoming mail is certified Virus Free.<br>
Checked by AVG anti-virus system
(<a href="http://www.grisoft.com/" eudora="autourl">http://www.grisoft.com</a>).<br>
Version: 6.0.718 / Virus Database: 474 - Release Date:
09/07/04</blockquote></body>
<br>
</html>